Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Câmara de Jaraguá do Sul aprova criação da Política Municipal de Atenção à Saúde Mental

Por: Áurea Arendartchuk

01/05/2025 - 06:05 - Atualizada em: 30/04/2025 - 19:47

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, esta semana, o projeto de lei de autoria do vereador Professor Fernando Alflen (PL) que institui a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental. O projeto segue agora para sanção do prefeito. Entre os objetivos da nova política estão a promoção da saúde mental da população, o fortalecimento da rede de atenção psicossocial, a detecção precoce de sinais de sofrimento psíquico em crianças, adolescentes e jovens, e a criação de protocolos intersetoriais para o atendimento desses casos no ambiente escolar.
O projeto ainda autoriza o município a desenvolver ações contínuas ao longo do ano, com ênfase durante o “Setembro Amarelo”, e a firmar convênios com universidades, hospitais, ONGs e entidades privadas para o fortalecimento da rede de saúde mental.
Segundo Alflen, a proposta responde a um cenário preocupante observado em Jaraguá do Sul e no mundo inteiro. O impacto da pandemia da Covid-19 resultou em um aumento significativo dos transtornos mentais, especialmente entre crianças, jovens e idosos. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, em 2019, quase 1 bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental, e que a pandemia provocou um aumento de mais de 25% nos casos de depressão e ansiedade.
Em Jaraguá do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde registrou aumento expressivo na procura por atendimento psicológico e psiquiátrico, tanto na rede pública quanto na privada. Crianças e adolescentes, impactadas com incidência de transtornos de ansiedade e depressão. Entre os idosos, houve agravamento de condições pré-existentes e dificuldades de reintegração social.

 

Dia do Trabalhador: Lunelli defende mudanças na tributação da folha e alerta para aumento da informalidade

Em discurso na Assembleia Legislativa em homenagem ao Dia do Trabalhador, o deputado estadual Antídio Lunelli fez um alerta sobre os desafios enfrentados pelos brasileiros no mercado de trabalho, com destaque para o avanço da informalidade e seus impactos na economia e no futuro da Previdência Social.

Lunelli destacou que a alta carga tributária sobre a folha de pagamento é um dos principais fatores que reduzem os salários dos trabalhadores e empurram empresas e profissionais para a informalidade. “O trabalhador brasileiro é penalizado por um sistema injusto. Os encargos sobre a folha corroem os salários e desestimulam a contratação formal. Isso alimenta a informalidade, fragiliza o trabalhador e compromete o futuro da nossa Previdência”, afirmou.

Atualmente, cerca de 40% da força de trabalho brasileira está na informalidade, segundo dados do IBGE — um contingente de aproximadamente 39 milhões de pessoas sem carteira assinada e fora da rede de proteção previdenciária. Para Lunelli, essa realidade exige reformas estruturais como a desoneração da folha para dar fôlego aos empregadores para que possam contratar com segurança jurídica e oferecendo melhores salários.

 

Sindicato dos Contabilistas recebe homenagem da Câmara

A Câmara de Jaraguá do Sul aprovou e entregou, esta semana, uma moção de aplausos ao Sindicato dos Contabilistas de Jaraguá do Sul (Sindicont), em homenagem aos 45 anos de história da entidade. A iniciativa é de autoria dos vereadores Charles Salvador (PSDB), Cani (PL), Jair Pedri (PSD), JonathanReinke (União), Professor Fernando Alflen (PL) e Sirley Maria Schappo (Novo). Atualmente, o Sindicont reúne cerca de 110 associados, abrangendo profissionais de Jaraguá do Sul e também dos municípios de Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder. Segundo os autores da moção, o sindicato consolidou-se como uma entidade sindical forte e representativa, desempenhando um papel fundamental na defesa dos interesses da classe contábil ao longo de suas mais de quatro décadas de atuação.

Foto: Divulgação

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.