Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Dados do IBGE apontam bom momento da economia catarinense

Foto: Divulgação

Por: Debora Volpi

30/04/2025 - 06:04

Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam o bom momento da economia catarinense, que segue em expansão nos setores da indústria, comércio e serviços. No primeiro bimestre de 2025, o estado registrou crescimento acima da média nacional em todos esses segmentos, impulsionado por fatores como aumento dos investimentos, temporada de verão aquecida e elevação do consumo das famílias. Na indústria, o desempenho de Santa Catarina foi especialmente expressivo.A produção industrial cresceu 7,6% nos dois primeiros meses do ano, enquanto o avanço nacional foi de 1,4%. O resultado estadual foi puxado principalmente pela indústria de transformação, com destaque para a fabricação de produtos de metal (alta de 21,1%) e de máquinas e equipamentos (20,2%). O comércio varejista catarinense acumulou alta de 7,2% no bimestre, frente à média nacional de 2,3%. Já o setor de serviços apresentou crescimento de 4,5% em Santa Catarina, também superior à média brasileira de 2,6%.

 

Cremer chega aos 90 anos, com foco em expansão e diversificação de produtos

De Blumenau, a Cremer, referência nacional em produtos de primeiros socorros, comemora 90 anos de atuação em 2025 com uma trajetória marcada por inovação, qualidade e modernização. A empresa expandiu a atuação a partir dos anos 1990, com uma gestão profissionalizada e a diversificação do portfólio. Hoje, integra marcas nos segmentos de saúde, bem-estar e cuidados pessoais tanto no mercado premium quanto no segmento econômico, como Embramed, Topz, Piquitucho e FeelClean, atendendo a diferentes perfis de consumidores. Recentemente, a companhia ampliou também a presença digital e as iniciativas de sustentabilidade, com foco na transição energética, na redução do uso de água e no desenvolvimento de produtos mais seguros e ambientalmente responsáveis. Para celebrar nove décadas de trajetória, a empresa prepara ainda novos lançamentos, como curativos especiais e uma linha esportiva.

 

Weiku investe R$ 35 milhões em nova fábrica no Paraguai

Referência em esquadrias de PVC e alumínio minimalista, a Weiku do Brasil anunciou um investimento de R$ 35 milhões para construir uma nova fábrica no Paraguai. As obras têm início previsto para os próximos meses, com conclusão estimada em até dois anos. A decisão de expandir acompanha o aquecimento do setor imobiliário de luxo, que em 2024 registrou alta de 28% no valor de lançamentos, segundo a Brain Inteligência Estratégica. Com mais de 20 anos de história no país, a indústria alemã, que possui unidade instalada em Pomerode, é reconhecida por integrar projetos de alto padrão, oferecendo produtos que aliam design, alta performance térmica e acústica, durabilidade e tecnologia de ponta, como automação e biometria.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Debora Volpi

Jornalista, especialista em Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação Empresarial, empreendedora, Diretora da Entrelinhas e criadora de conteúdo.