O Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência depois de um apagão de energia elétrica atingir a maior parte da Península Ibérica nesta segunda-feira (28) – as informações são da Reuters.
O governo de Portugal também convocou reuniões de emergência; A operadora de redes energéticas REN, de Portugal, afirmou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica resultou de uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada com um fenômeno atmosférico raro, conhecido como vibração atmosférica induzida.
“Verificaram-se oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 kv), um fenômeno conhecido por vibração atmosférica induzida por Ging. Essas oscilações provocaram falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, levando a perturbações sucessivas em toda a rede europeia interligada”, explicou a operadora de redes energéticas de Portugal.
Ainda de acordo com a empresa, o restabelecimento da energia pode demorar até uma semana, devido à complexidade do fenômeno e à necessidade de “equilibrar os fluxos elétricos internacionais”.
Alguns hospitais interromperam o trabalho de rotina enquanto as autoridades tentavam descobrir o que havia causado o apagão em massa a partir das 7h33 (horário de Brasília).
“Ainda não temos informações conclusivas sobre os motivos desse corte (de energia), portanto, peço à população, como fizemos em crises anteriores, que se informe por meio dos canais oficiais”, disse o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em um discurso à nação. “Por enquanto, não há evidências de nenhum problema de proteção civil. Repito, não há problemas de insegurança.”
Ele disse que o Conselho de Segurança Nacional da Espanha se reuniria novamente nesta segunda-feira à noite para fazer um balanço da situação.
A energia começou a ser retomada em partes da Espanha no começo da tarde – mas não há estimativa de quando poderá ser restaurada de forma mais ampla.
Várias refinarias de petróleo espanholas foram fechadas e algumas redes de varejo fecharam em ambos os países, incluindo a rede de supermercados Lidl e a gigante de móveis IKEA, enquanto hospitais operam em geradores de emergência.
O Banco da Espanha disse que os serviços bancários eletrônicos estavam funcionando “adequadamente” nos sistemas de backup, embora os moradores também tenham relatado que as telas dos caixas eletrônicos ficaram em branco.
Em um vídeo postado no X, o prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, pediu aos moradores da cidade que minimizassem seus deslocamentos e permanecessem onde estavam, acrescentando: “É essencial que os serviços de emergência possam circular”.
Em Portugal, a fornecedora de água EPAL disse que o abastecimento de água também poderia ser interrompido. Segundo a Reuters, a busca por suprimentos de emergência, como lâmpadas a gás, geradores e baterias formou longas filas no país.
Partes da França também sofreram uma breve interrupção. A RTE, operadora da rede elétrica francesa, disse que havia tomado medidas para complementar a energia em algumas partes do norte da Espanha após a interrupção.