Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fórmula do sucesso – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

29/04/2025 - 08:04

Hoje estou apressado, me atrasei, vou direto ao pote, pote não, assunto. Pergunta: – Você tem saúde, está saudável? – “Ah, Prates, estou bem, sim, bem, graças a Deus”! Então, você tem tudo, absolutamente tudo, não tem do que se queixar. – “Ah, tu não sabes da minha vida, não tenho um centavo no bolso, estou numa miséria danada…”! Sinto muito, mas não ter dinheiro não é pobreza, é momento. E momentos vêm e vão na vida, nós os mandamos longe quando nos cai na consciência que tudo é possível ao que crê. Crer no quê? Crer em si mesmo. Os grandes segredos da vida, segredos do sucesso, não têm nada de segredos, são obviedades constrangedoras, porém… Exigem que nos mexamos, saiamos da cadeira de balanço dos confortos e comecemos a suar. E dizendo isso, lembro-me de imediato de uma fórmula que aprendi, cedo, nos bancos das escolas maristas por que passei. Fórmula tão simples que fico corado em lembrá-la. A fórmula do sucesso se desenha assim: Talento + Esforço = Habilidade. E Habilidade + Esforço = Realizações. Alguém pode dizer, ah, concordo, mas eu não tenho nenhum talento. Uma declaração falsa. Todos temos talento para alguma coisa, pode ser o talento para lavar louça, mas será um talento, uma habilidade que vai fazer a pessoa ser a melhor lavadora das cercanias. Nós todos, sem exceção, temos uma potencialidade, algo adormecido dentro de nós que se configura um talento. Essa fórmula milenar que acabo de repassar pode ser encurtada: transformar uma potencialidade, um talento adormecido, em sucesso exige “apenas” muito treino, obstinação, disciplina. Pronto, aí estará o sucesso. Ocorre que as pessoas querem colher sem semear, sem semear suor, obstinação, continuidade nos exercícios, nos treinos. Convivi com jogadores de futebol, no meu tempo de narrador-esportivo, que tinham um talento genial, porém ficavam mais das vezes fora das entrevistas e fotos nos jornais… Por quê? Vadios. Caras que pensavam que saber driblar era tudo, esquecendo que treinar, treinar, treinar e treinar era o caminho mais curto, mas indispensável para o “Gooolll”. Sem suor, amigo, amiga, não haverá colheita na vida. Sem esquecer que essa prática vale, e muito, para os casamentos. Talento + Esforço = Habilidade. E Habilidade + Esforços = Realizações. Fácil? Para poucos. A maioria prefere o ar-condicionado e a cama pronta…

RARIDADE

Pesquisa da Universidade da Carolina do Norte, EUA, descobriu que: – “Se um casal dá as mãos e se abraça por 20 segundos antes de sair de casa pela manhã, seus indicadores de estresse serão a metade em comparação com casais que não fazem isso…”. Incontestável, porém… Você conhece alguém que faça isso? Se conhecer, indique o casal ao Fantástico, da Globo. O que mais os “casais” fazem é sair sem olhar para trás…

VERDADE

Dia sim, dia não, ouço nas palestras que escuto enquanto faço minha caminhada diária que – “A fonte maior da infelicidade humana vem do não aceitarmos a impermanência de tudo”. É confortante aceitar que a dor vai passar, mas e a felicidade deste momento…? Também vai passar. Credo, muitas das verdades da vida são na verdade fontes de sofrimentos. A começar pelos atos de consciência incontestáveis…

FALTA DIZER

Para não esquecer, será que as mulheres do mundo viram a marginalização delas nas cerimônias fúnebres do Papa? Só homens nos ritos e cercanias. Linhas retas de padres, dos dois lados, e nada de mulheres, freiras nem falar… Discriminação sórdida. E dizer que são as mulheres que sustentam as igrejas, igrejas de todas as “seitas”. Mulheres, caiam fora de igrejas!

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.