As celebrações pelos 525 anos da primeira missa da Igreja Católica celebrada em solo brasileiro terminaram neste sábado (26), na Bahia. Para marcar a data, a cruz original do rito religioso realizado em 26 de abril de 1500, na região da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA), está realizando uma peregrinação que começou ainda em Portugal, em 12 de abril, na cidade de Braga, onde a cruz fica guardada.
No dia 15 de abril, a cruz chegou no Brasil, e a cidade de São Paulo foi a primeira parada do símbolo religioso, seguindo depois em peregrinação por mais de 10 municípios até chegar neste último sábado em Porto Seguro, na Bahia.
Realizada em 26 de abril de 1500, na região de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA), essa celebração simboliza não só o início da evangelização cristã no país, mas um marco que une religiosidade e história.
- PRF faz escolta da cruz original da primeira missa celebrada no Brasil em 1500
- Maior sino do mundo começa viagem da Polônia até o Brasil
- Saiba quais são os 10 Santos mais venerados no Brasil
- Conheça Santa Catarina de Alexandria, padroeira de SC
Apenas quatro dias antes, em 22 de abril, as naus portuguesas atracaram no litoral baiano. A missa foi presidida pelo Frei Henrique de Coimbra, um dos integrantes da expedição de Pedro Álvares Cabral, com a participação dos indígenas que ali viviam. Pero Vaz de Caminha, escrivão da esquadra de Cabral, em sua tradicional carta enviada ao Rei Dom Manuel, detalhou como foi a Santa Missa.
A cruz da primeira missa no Brasil retorna a cidade de Braga em Portugal, neste domingo (27).
* Com informações da Agência Brasil