O Centro de Convivência dos Idosos Arnoldo Leonardo Schmitt, de Jaraguá do Sul, será palco de mais uma edição da Oficina de Processamento da Biomassa de Banana Verde. O evento ocorre nesta quinta-feira (24), das 13h às 17h, e visa promover não apenas o conhecimento sobre alimentação saudável, mas também a troca de experiências entre os públicos do Espaço Mulher e da Terceira Idade.
- “Privilégio do branco”: o seleto grupo de mulheres com permissão rara diante do Papa
- Rua no Centro de Jaraguá do Sul vai passar por manutenção nesta quarta-feira (23)
A parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), tem como objetivo contribuir com a segurança alimentar e nutricional dos participantes, estimulando a reflexão sobre a importância da variedade alimentar. Pois a biomassa de banana verde é um ingrediente rico em fibras, ajuda no funcionamento do intestino, contribui para o controle da glicemia e do colesterol, além de ser naturalmente sem glúten e ter um sabor neutro, que permite o seu uso em diferentes tipos de preparos.
Durante a oficina, os participantes aprenderão não apenas como preparar a biomassa, mas também sobre como incorporá-la no dia a dia de forma prática. Entre as receitas que serão desenvolvidas estão o patê de frango com biomassa, bolo de laranja funcional, além de outros pratos, pensados para agradar o paladar e cuidar da saúde.
“A convivência entre os nossos públicos da Terceira Idade e do Espaço Mulher estimula uma troca rica de experiências, e a alimentação é uma delas. Por isso, trazemos mais uma vez a oportunidade de conhecer este alimento funcional tão saudável que é a biomassa de banana verde. Além das atividades práticas, o encontro é um espaço de convivência e aprendizado coletivo. A proposta é valorizar os saberes populares, incentivar a alimentação consciente e fortalecer os laços entre as gerações”, explica a coordenadora do Centro de Convivência, Janete Pedrotti.