Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vaticano divulga imagens do Papa no caixão e anuncia detalhes sobre funeral

Foto: Francesco Sforza/Vaticano

Por: Ewaldo Willerding Neto

22/04/2025 - 08:04 - Atualizada em: 22/04/2025 - 08:42

O Vaticano divulgou, nesta terça-feira (22), as primeiras imagens do papa Francisco no caixão de madeira, na capela de sua residência, na Casa Santa Marta. O Departamento de Celebrações Litúrgicas da Santa Sé também anunciou detalhes sobre o funeral do pontífice, que será realizado no próximo sábado (26), a partir das 10h (horário local, 5h de Brasília), na Praça de São Pedro. A data foi decidida pelo Vaticano durante reunião de cardeais nesta terça-feira.

De acordo com o Vatican News, às 5h de sábado (no horário de Brasília) será celebrada a Santa Missa Exequial do papa, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio de Cardeais. Após o funeral, o caixão será imediatamente transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, como Francisco havia planejado para o sepultamento.

Nesta quarta-feira (23), após um momento de oração presidido pelo camerlengo, o cardeal Kevin Joseph Farrell, terá início o traslado do corpo. O caixão será transferido de Santa Marta para a Basílica Vaticana, a partir das 4h no horário de Brasília, para receber as homenagens dos fiéis.

A procissão passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos. Depois, do Arco dos Sinos, sairá na Praça São Pedro e entrará na Basílica Vaticana pela porta central.

Em seguida, no Altar da Confissão, sob o pálio, o cardeal camerlengo presidirá a Liturgia da Palavra, ao final da qual terá início a visita dos fiéis.

Ainda não foi determinado por quanto tempo o corpo de Francisco será exposto ao público, uma vez que o papa fez algumas mudanças nas regras para funerais de pontífices, de acordo com a nova edição do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis.

O corpo foi colocado em um único caixão de madeira com interior de zinco e será exibido diretamente no féretro aberto, e não em um catafalco, como era o costume em funerais de papas. O bastão papal também não será colocado no local durante essa exibição.

Em seu testamento, o papa escreveu: “Solicito que meu túmulo seja preparado no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da mencionada Basílica Papal”.

Francisco teve a morte confirmada pelo Vaticano nesta segunda-feira, aos 88 anos. O papa sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, segundo os registros médicos.

O funeral deve contar com a presença de diversos chefes de Estado e de governo. O presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, viajarão a Roma para assistir ao funeral do papa Francisco, informou nesta segunda-feira o próprio chefe do governo americano.

“Melania e eu iremos ao funeral do papa Francisco em Roma, mal podemos esperar para estar lá”, escreveu Trump na Truth Social.

O presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também anunciaram nesta terça-feira que comparecerão ao funeral do papa Francisco.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama, Janja da Silva, também confirmaram presença no funeral de Francisco.

* Com informações da Gazeta do Povo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.