Uma suçuarana (Puma concolor) morreu atropelada na manhã desta quinta-feira (17), em Lages, no km 221,5 da SC-114, próximo à BR-282.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o motorista do veículo, um Chevrolet Cruze com placas de Otacílio Costa/SC, atingiu o animal quando ele subitamente entrou na pista. O homem de 57 anos não ficou ferido.
O animal foi encaminhado pelos policiais à Unidade da Polícia Militar Ambiental de Lages, para a conservação e uso científico da carcaça.

Divulgação/PMRv
Durante conferência dos documentos de registro, licenciamento e habilitação do condutor e veículo, não foram encontradas irregularidades. Foi realizado o levantamento fotográfico do local e dos demais dados para o registro.
Também conhecida como Puma, Pantera-parda, Leão-baio, Onça-Parda e Leão-da-Montanha, a Suçuarana é o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente, do extremo sul do Chile até o Canadá; a espécie é registrada em habitats que vão de florestas densas, até áreas desérticas, com clima tropical ou subártico.
É também o maior integrante da família dos felineos e o segundo maior felideo das Américas, perdendo apenas para a Onça-Pintada (Panthera onca), sendo também o maior animal capaz de ronronar e miar.
Não é considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.