Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Bolsonaro tem “boa evolução clínica”, mas segue na UTI sem previsão de alta

Foto: reprodução/X Jair Bolsonaro

Por: OCPNews Brasilia

17/04/2025 - 12:04 - Atualizada em: 17/04/2025 - 12:44

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem uma “boa evolução clínica” de acordo com o novo boletim médico divulgado nesta quinta (17) pela equipe que o atende no Hospital DF Star, em Brasília. Ele segue internado na UTI se recuperando da cirurgia de 12 horas realizada no último final de semana para tratar das chamadas “aderências” no intestino.

O boletim aponta, ainda, que ele está sem dor e sem outras intercorrências, e apresenta melhora nos exames laboratoriais. Também afirma que ele segue realizando sessões de fisioterapia fora do leito e respiratória.

“Mantém boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências. Apresenta também melhora dos exames laboratoriais. Segue em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva. Hoje, continuará o programa de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória”, disse o boletim assinado pela equipe do médico Cláudio Birolini (veja na íntegra mais abaixo).

O boletim também frisa que “persiste a recomendação de não receber visitas” e de que não há previsão de alta da UTI, conforme mencionado na última segunda (14) por Birolini. No entanto, há a expectativa de que ele seja liberado até o começo de maio.

Bolsonaro publicou em uma rede social nesta quarta (16) que está com uma boa evolução clínica “sem maiores dores, sangramentos ou intercorrências mais graves”.

“Já iniciei sessões de fisioterapia respiratória e motora, caminhando, mesmo que com limitações fora do leito. Ainda não há previsão de alta da UTI, e sigo sob recomendação médica de não receber visitas, a não ser de familiares, neste ainda delicado momento”, completou.

Ao explicar como foi a cirurgia e o estado de saúde do ex-presidente no pós-operatório, Birolini afirmou que a recuperação será delicada e que novas aderências intestinais podem se formar no futuro. Essa foi a sétima cirurgia ainda decorrente da facada que levou em 2018 em Juiz de Fora (MG), durante a campanha presidencial.

“Não há pressa, a evolução dele é passo a passo”, disse.

Cláudio Birolini afirmou, ainda, que não há previsão para Bolsonaro retomar as agendas públicas, principalmente viagens. “Vou tentar segurar ele, na medida do possível, mas ele tem o ritmo dele”, completou.

Veja abaixo a íntegra do boletim desta quinta (17):

O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pósoperatório. Mantém boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências.

Apresenta também melhora dos exames laboratoriais. Segue em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva. Hoje, continuará o programa de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.

* Com informações da Gazeta do Povo.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp