Por Reitor Cleiton Vaz
Os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) são sempre um momento importante de análise e celebração para todas as instituições comprometidas com o ensino superior de excelência no Brasil. E, com imenso orgulho, compartilho que o Centro Universitário Católica de Santa Catarina está, mais uma vez, entre as melhores instituições do estado e da região.
O levantamento, que avaliou mais de 2.100 instituições de ensino superior públicas e privadas em todo o país, posicionou o câmpus de Joinville da Católica SC entre as 19 melhores instituições de Santa Catarina, de um total de 82 avaliadas, obtendo conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), que varia de 1 a 5. Este resultado é um reconhecimento não apenas da qualidade acadêmica que buscamos manter, mas também do empenho e da dedicação de nossos professores, estudantes e colaboradores.
O IGC é um dos principais indicadores do MEC para medir a qualidade das instituições de ensino superior no Brasil. O resultado é construído a partir da combinação das notas obtidas pelos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), bem como da infraestrutura, do corpo docente e de outros critérios acadêmicos que refletem a solidez institucional.
Na edição de 2023, baseada nos resultados do Enade, cinco cursos de graduação da Católica SC também conquistaram o conceito 4, confirmando nossa evolução contínua e o comprometimento com a formação de profissionais altamente qualificados. Os cursos de Engenharia de Produção – EaD, Engenharia Mecânica – Presencial, de Jaraguá do Sul, e os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina e Nutrição Presencial de Joinville alcançaram esse excelente desempenho, o que evidencia a maturidade acadêmica e a solidez das práticas pedagógicas adotadas.
Além disso, com relação ao Conceito Preliminar de Curso (CPC) — outro importante indicador que avalia a qualidade dos cursos de graduação —, a Católica SC também obteve resultados expressivos. Os cursos presenciais de Engenharia Mecânica, de Jaraguá do Sul, e Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Nutrição, de Joinville, conquistaram nota 4, reforçando o alto padrão acadêmico da instituição. O CPC leva em consideração não apenas o desempenho dos estudantes no Enade, mas também o valor agregado pelo processo formativo e os insumos relacionados às condições de oferta, como corpo docente qualificado, infraestrutura moderna e recursos didático-pedagógicos adequados.
Estes resultados representam muito mais do que um número: eles são a confirmação de que estamos no caminho certo, ao alinhar inovação, rigor acadêmico e atenção ao desenvolvimento humano em todos os nossos processos formativos.
Mais do que nunca, reafirmamos nosso compromisso de continuar investindo em melhorias acadêmicas e estruturais, garantindo que nossos estudantes tenham acesso a uma formação que dialoga com os desafios do mundo contemporâneo, conectada com as demandas do mercado de trabalho e fundamentada nos valores que regem a missão da Católica SC.
Seguiremos acreditando que a educação transforma vidas e que, ao oferecer ensino de qualidade, estamos também contribuindo diretamente para o desenvolvimento social e econômico de nossa região e do país.
Parabéns a toda a comunidade acadêmica da Católica SC por mais esse importante conquista!