O consagrado escritor peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, faleceu neste domingo (13), aos 89 anos, em Lima. A informação foi confirmada por sua família por meio de uma publicação na rede social X (antigo Twitter), assinada por seu filho, o também escritor Álvaro Vargas Llosa.
De acordo com a mensagem, o autor morreu em paz, cercado por familiares. A nota expressa o pesar da família pela perda e solicita respeito à privacidade neste momento de luto. Ainda segundo o comunicado, não haverá cerimônia pública de despedida.
“Esperamos que seus leitores ao redor do mundo encontrem consolo, assim como nós, no fato de que ele teve uma vida longa, múltipla e frutífera, e deixa para trás uma obra que sobreviverá ao tempo”, diz o texto publicado nas redes.
Considerado um dos maiores nomes da literatura latino-americana, Vargas Llosa construiu uma carreira marcada por obras impactantes, como Tia Julia e o Escrevinhador, A Festa do Bode e Travessuras da Menina Má. Sua produção também inclui importantes ensaios, como A Civilização do Espetáculo e O Chamado da Tribo.
Agraciado com o Nobel de Literatura em 2010, Vargas Llosa acumulou diversas outras distinções internacionais, entre elas o Prêmio Cervantes, o Príncipe de Astúrias, o PEN/Nabokov e o Grinzane Cavour.
* Com informações da Gazeta do Povo.