De acordo com medições realizadas entre a madrugada e a tarde de quinta-feira, Florianópolis e Imbituba foram os municípios mais afetados. Na Lagoa da Conceição, na capital catarinense, foram registrados 114 mm de chuva, enquanto o Porto de Imbituba acumulou 105 mm, conforme dados da Epagri/Ciram – órgão responsável pelo monitoramento climático em Santa Catarina.
Abril: tradicionalmente mês seco no Litoral Catarinense
Segundo a Defesa Civil, abril costuma ser um dos meses mais secos do ano na região. No entanto, o volume registrado em poucas horas corresponde a toda a média mensal de chuvas, o que causou alagamentos, enxurradas e diversos transtornos nas áreas urbanas e litorâneas.
Causa das chuvas
A causa do fenômeno foi atribuída à circulação marítima, ou seja, o deslocamento de umidade do oceano para o continente, somado a instabilidades atmosféricas típicas deste período.
Previsão do tempo
A previsão da Defesa Civil aponta que a chuva persistente deve continuar até a manhã de sexta-feira (11), principalmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC. Já o Litoral Sul de Santa Catarinapoderá ter pancadas isoladas, mas sem grandes acumulados previstos.