Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Governador Jorginho Mello estará em Jaraguá do Sul na próxima segunda-feira (14)

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Por: Áurea Arendartchuk

11/04/2025 - 06:04

O governador do Estado Jorginho Mello (PL) confirmou agenda em Jaraguá do Sul na próxima segunda-feira (14). O chefe do Executivo catarinense e sua comitiva, apresentarão a segunda edição do Programa Santa Catarina Levado a Sério em que presta contas das ações realizadas pelo governo estadual para a região da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali).

A apresentação ocorre a partir das 9h30 na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e contará com a presença de empresários, autoridades e comunidade em geral.

Depois do encontro na Acijs, Jorginho Mello segue para a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), quando recebe os prefeitos da região para reuniões individuais.

A última vez que o governador esteve na região foi em fevereiro para a inauguração da Ponte do Portal, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul.

Programa

Criado pelo Governo do Estado em 2023, o Programa Santa Catarina Levado a Sério é voltado ao desenvolvimento do Estado, a partir do diálogo com os gestores de todos os municípios catarinense. A segunda edição do programa, neste ano, tem como mote a prestação de contas do que foi feito e do que está por vir.

 

Novo presidente da OAB/SC cumpre primeira agenda em Jaraguá do Sul

O novo presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, também estará no município na segunda-feira (14) quando cumpre sua primeira agenda de trabalho. Ele dará posse à nova diretoria da Subseção em Jaraguá do Sul e também irá debater com a advocacia da região temas de interesse do segmento e da sociedade.

Tomarão posse como presidente da Subseção da OAB em Jaraguá do Sul Eduardo Langhinotti Follmann e a vice Patrícia Eloiza Hermes. A solenidade será às 19h, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas).

 

Bullying nas escolas

O deputado Mário Motta (PSD) destacou na sessão de quinta-feira (10) da Alesc que o bullying nas escolas é um problema real, urgente e cada vez mais impactante. Para o parlamentar, apesar das campanhas e de leis vigentes, sejam estaduais ou federais, o bullying é uma realidade e deixa marcas profundas na vida das pessoas que são atingidas. Motta informou que vai protocolar um pedido de informação para a Secretaria de Educação, solicitando dados atualizados a respeito do programa de combate ao bullying na rede de ensino estadual.

Números

Conforme dados do Núcleo de Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (Nepre), da Secretaria de Educação do Estado, Santa Catarina registrou 7.719 ocorrências de violência em escolas estaduais em 2024. Estes números causam muita preocupação. “É uma situação grave que precisamos enfrentar com intensidade, ensinando respeito, empatia e convivência nas escolas”, opinou o deputado e completou dizendo que é preciso que gestores, docentes e estudantes estejam atentos e façam a sua parte para tornar o ambiente escolar um lugar de acolhimento e segurança.

BR-280

A situação da BR-280 foi alvo de críticas do deputado Maurício Peixer (PL) esta semana na Alesc. Para ele, as rodovias federais que cortam o estado catarinense enfrentam uma situação de total descaso e caoticidade. Ele citou o fato da 280 ter sido fechada na quinta para uma manifestação da população de Araquari que está em luto por conta da morte de um servidor do Instituto Federal Catarinense (IFC) em um acidente na rodovia. O parlamentar informou que em 2024 a BR-280 contabilizou 167 acidentes e 20 mortes. Ele lembrou que somente em impostos federais em 2023, a região Norte de Santa Catarina recolheu para Brasília R$ 16 bilhões e o Estado só recebe 14% da União, enquanto o Maranhão, 140%.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.