Quem garante que são verdadeiras as frases que andam por aí, frases atribuídas a filósofos históricos? E assim com milhares de frases usadas por nós e jogadas na língua deste ou daquele “gênio”… Quem garante que esses “gênios” existiram, quem garante que as frases são deles, quem as “gravou”, quem as anotou para deixá-las para a História? Somos muito mais trouxas do que negamos ser, engolimos pílulas falsas o tempo todo. Aliás, é bom lembrar que as religiões, para quem as estuda, são todas criações humanas. Foram pessoas que queriam o poder, queriam dinheiro, mas não tinham forças por si mesmas para obter seus desejos, então… Inventaram os deuses com poder de castigar… E quantos caíram nessa invenção? É possível que haja algum “poder” acima de nós? Até hoje nenhuma prova. Dei estas voltas para chegar a algumas frases que acabei de reler. Frases do livro de frases – “Sucesso, Paz Interior, e Felicidade”, uma coleção feita por Alberto Villamarín. Uma dessas frases é atribuída ao “tolo” Napoleão Bonaparte (1769/1821) que dizia que – “A mulher é feita para seu marido; o marido é feito para a pátria, para a família e para a glória”. Pode haver estupidez maior? Pudera, quem a fez foi um babaca. Esta outra frase é de Shakespeare, na peça Hamlet: – “As moças querem uma coisa só: maridos; mas depois que os têm, passam a querer tudo…”. Veja, leitora, que o machismo é histórico, não é de hoje, os “valentes” do passado de valentes nada tinham, tudo invenção deles ou de seus seguidores, exatamente como hoje no mundo político brasileiro. Esta outra frase é de um tal Henry Youngman (nunca ouvi falar) que dizia que – “O homem não sabe o que é felicidade até que se casa. Mas aí já é tarde demais”. Eu ficaria o resto do dia repassando frases desse tipo, mas a leitora, mais uma vez, notou que são todas frases de homens, os “bebês” que precisam de mãe e não notam que vão em busca dessa “mãe” ao casar. Resumindo a ópera, quem mais se queixa da sorte é quem menos a merece, afinal, somos livres para tudo na vida. Para tudo o que há de bom, claro, obrigatoriamente começando por nós…
MENTIRAS
Mais do que nunca, os cabeças-vazias estão na vitrina. Todos os dias, “celebridades”, influencers do nada, estão nas redes sociais falando de suas dietas para manter o corpo alinhado. Ontem, um desses bocós, conhecido de novelas, disse que o alicerce para seu corpo alinhado é tomar sopa de rã – de sapo – todos os dias. Você crê nisso? Na verdade, o cara se entope com “remédios”. Mas há montanhas de trouxas que acreditam nesses tipos.
FILÓSOFO
A frase é do Mário Quintana, um injustiçado pelos hipócritas que elegem membros para a Academia Brasileira de Letras… Um dia, Mário escreveu que – “Viajar é mudar o cenário da solidão”. Incontestável. A maioria dos viajantes contumazes, dos que fazem viagens de lazer, na verdade está, inconscientemente, fugindo de suas solidões emocionais, de suas vidas vazias. A Psicologia é bruxa má, nada tem de fada madrinha…
FALTA DIZER
Fui o primeiro colunista chamado para o Diário Catarinense, maio de 1986… E já naqueles dias, escrevi várias vezes dizendo que estava a espera de ver políticos chegando para seus trabalhos com um livro debaixo do braço. Eu jamais tinha visto e até hoje não vi. Vai ser um bafafá no dia que isso acontecer. Bah, um político, uma “autoridade”, com um livro debaixo do braço. Sempre acreditei em milagres…