Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Aumenta pressão para solução no Morro dos Cavalos – Acontece SC

Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Por: Ewaldo Willerding Neto

10/04/2025 - 08:04

A Bancada do Sul na Alesc teve aprovada a elaboração da moção por uma solução imediata para os problemas do trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. No documento, os deputados destacam que o acidente ocorrido na região no último domingo, que por pouco não se transformou em tragédia, deixa claro o perigo que a via oferece aos usuários há anos, além de prejudicar a economia da região. Mais: não foi um fato isolado. Sinistros na região acontecem com frequência, ceifando vidas e travando o fluxo de veículos. Além disso, quedas de barreira já foram registradas, como em abril de 2024, quando pedras e árvores bloquearam as pistas por mais de 50 horas. Por isso, todos entendem que a construção do túnel é mais que necessária, mas sem pressão política dificilmente sairá do papel. Daí a importância de movimentos como o realizado pela Bancada do Sul, que ganha respaldo em outras frentes.

Emoção

Na reunião da CCJ do Senado nesta quarta-feira (9), o senador Esperidião Amin não escondeu a emoção ao apresentar um vídeo que mostra o momento do acidente. “Quem tem que definir isso é o Ministério dos Transportes. E nós vamos ajudar a viabilizar. Não tem outra conversa. Minha proposta é essa. Um túnel e mantém um sentido ocupando as quatro faixas das duas pistas atuais do Morro dos Cavalos”, destacou.

Apoio

O movimento crescente entre os políticos catarinenses pelo túnel no Morro dos Cavalos ganha respaldo no Centro Administrativo. O secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, entende que a união dos representantes públicos fortalece a demada, mas ressalta: “A rodovia tem dono, é preciso que o governo federal sente à mesa e mostre interesse em solucionar esta questão”, ressaltou.

Politicall

Florianópolis será palco de um evento inédito no país: o Politicall – O Show da Comunicação, o primeiro congresso dedicado ao desenvolvimento da comunicação de líderes públicos. O encontro é voltado exclusivamente para políticos, gestores e lideranças institucionais que desejam aprimorar sua oratória, presença digital, relacionamento com a imprensa e capacidade de influência. O evento será dia 16 de maio.

Hino

Foto: Solon Soares/Agência AL

A votação da PEC que pretende alterar o hino de Santa Catarina foi adiada na CCJ da Alesc após pedido de vistas do deputado Marquito (PT). A proposta teve contrário do deputado Fabiano da Luz (PT), que provocou: “Amanhã vão querer alterar a nossa bandeira. Depois de amanhã vão apagar a nossa história”, argumentou, acrescentando que Santa Catarina tem muito mais problemas para resolver.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.