A Comissão de Arbitragem da CBF confirmou o erro da arbitragem no pênalti marcado para o Palmeiras no jogo contra o Sport no último domingo (6), pela segunda rodada do Brasileirão, que resultou na vitória do time paulista por 2 a 1, na Ilha do Retiro.
O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), formado para revisar lances ocorridos na Série A e na Copa do Brasil, divulgou o parecer técnico e decretou o erro de forma unânime.
“O defensor toca claramente a bola e não faz um movimento adicional que possa justificar a infração marcada. O contato é acidental, consequentemente, a bola atinge a perna direita do atacante, desequilibrando-o e causando a queda, uma situação clara para o auxílio do Árbitro Assistente de Vídeo”, diz o comunicado.
PIQUEREZ COLOCA O PALMEIRAS NA FRENTE!
SPORT 1-2 PALMEIRAS!
Acharam pênalti? pic.twitter.com/v8nSg3p7b8
— Curiosidades Brasil (@CuriosidadesBRL) April 6, 2025
O relatório também aponta que o contato posterior é “leve e inevitável”, sendo considerado acidental, consequência natural da própria dinâmica da jogada. Para o comitê, não havia motivo suficiente para a marcação da penalidade, e a decisão deveria ter sido revista com auxílio do VAR.
O árbitro da partida Bruno Arleu de Araújo e o árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá foram afastados pela CBF por tempo indeterminado.