No último sábado (5), uma livraria em Jaraguá do Sul foi palco do lançamento de um livro de fantasia. “As cinco ilhas”, de Anne Moreira, agora finalmente pode chegar em locais mais distantes, já que foi relançado, mas agora em versão nacional com o selo da Editora Ipê das Letras.
“O lançamento foi muito especial, fiquei muito feliz. Quem conseguiu ir me prestigiou e já garantiu um exemplar”, conta Anne, que teve direito, inclusive, àquele momento tão sonhado de autografar a edição.
Nossa reportagem conversou com a autora, que contou um pouco mais da parte técnica e, claro, dos detalhes por trás dessa história. Acompanhe:

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
OCP: Como surgiu a ideia da história?
Anne Moreira: Quando eu era adolescente, comecei a ler muitos livros do gênero fantasia e surgiu em mim a vontade de escrever um livro, mas eu ainda não tinha a ideia de ‘As Cinco Ilhas’. Com o passar dos meses, esbocei o desenho de cinco ilhas e tentei pensar em alguma forma de utilizá-las em uma história com anjos caídos e poderes, duas coisas que eu sempre gostei em livros.
OCP: Seu livro começou sendo vendido de forma independente. Quando isso aconteceu? Como foi essa experiência?
Anne Moreira: Em 2023, optei por iniciar a publicação do livro de forma independente, pois ele estava pronto. Na época as editoras que eu me interessava não estavam com envio aberto para livros ou não deram retorno. Então, encontrei um site chamado no qual os autores conseguem enviar o conteúdo e capa do livro e, conforme acontecem as compras, o site faz a impressão e envia para o leitor. Foi uma experiência ótima, porque assim meu livro chegou a ser lido por algumas pessoas de Jaraguá e região. Além disso, também o publiquei na Amazon como e-book. Eu ficava (e ainda fico) muito feliz quando alguém lê o livro!
OCP: Você quem foi atrás da editora ou o contrário? Como aconteceu?
Anne Moreira: Eu pesquisei por editoras com envios abertos ano passado e encontrei a Ipê das Letras. Enviei o meu livro e em poucos dias tive um retorno muito positivo e proposta de publicação. Em poucos dias assinei o contrato e após meses de produção e organização dos exemplares, está publicado oficialmente!
OCP: O que mudou com a chegada do contrato com a editora?
Anne Moreira: A possibilidade de que leitores do país inteiro possam ler meu livro, já que ele será distribuído para livrarias e lojas online. Será um sonho encontrá-lo nas prateleiras das livrarias.
OCP: Como foi o processo de negociação e escolha da editora?
Anne Moreira: Após avaliar meu livro, a editora enviou uma análise crítica com elogios e comentários sólidos. Então, concordei em ouvir a proposta de publicação. A editora sempre se mostrou muito atenciosa, desde o primeiro retorno, tiraram minhas dúvidas pacientemente e ouviram minhas opiniões.
OCP: O que os leitores podem esperar dessa nova edição publicada e distribuída nacionalmente?
Anne Moreira: A história está de capa nova e conta com um novo mapa das cinco ilhas no interior. E claro, folhas amareladas que para muitos leitores é mais relaxante para leitura. Espero poder me conectar com leitores de outros lugares do país.
OCP: Como você está lidando com as expectativas agora que ele está sendo relançado, mas agora de forma nacional?
Anne Moreira: Estou muito animada! Para mim é um sonho se tornando realidade. Cada pessoa que me conta que leu o livro me deixa muito feliz. Agora nacionalmente, espero atingir um grande número de leitores.
E a história não para por aí. Anne já adiantou à nossa reportagem que a continuação do livro já está sendo escrita. “Conheceremos ainda mais as histórias das ilhas e dos personagens, enquanto novas aventuras acontecem”, entrega o spoiler.
“Ser escritora é um sonho desde a adolescência, e a cada oportunidade que tenho que falar sobre o livro e de ir em eventos, uma chama se acende dentro do meu coração. Ser escritor, pelo menos no Brasil, não é um caminho fácil ao sucesso. Há gastos com a publicação do livro, pois o contrato com editoras possui um preço que nem sempre é acessível. No meu caso, foi um investimento que fiz e que voltará aos poucos, mas, para mim, o que realmente importa é saber que há pessoas lendo meu livro, é compartilhar um universo que criei. Gostaria de agradecer a todos os leitores e pessoas que me apoiam. Eles são extremamente importantes”, finaliza a escritora.

Foto: Ipê das Letras/Divulgação
Conheça a sinopse do livro:
A festa à fantasia no colégio é um tanto bizarra para Lizie Endry. Ela não fazia ideia de que a partir daquela noite, sua vida tomaria um rumo surreal e sairia de seu controle. Após ser atraída a uma armadilha e atacada por um possível psicopata, Lizie se vê nas mãos da melhor amiga, do garoto misterioso que conhecera na festa e do melhor amigo dele. Ataques consecutivos aterrorizam a garota, movidos por um mundo que Lizie nem sequer tem conhecimento. Guiada pelos novos amigos, ela descobre certa familiaridade com o fogo e a existência do Arquipélago de Damabiah, um abrigo para sobre-humanos e anjos caídos. Lá é o destino de Lizie, um local que a aguarda há dezessete anos após a renúncia do anjo Damabiah ao trono.