Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Corrida com obstáculos – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

08/04/2025 - 08:04

Iniciei minha carreira no rádio esportivo narrando jogos de basquete, futebol de salão e atletismo. Tudo na rádio Porto Alegre, uma emissora especializada em esportes amadores. Durante a semana eram jogos de basquete e futebol de salão, nos fins de semana era o encantamento das disputas chamadas de amadoras, atletismo. E uma das provas que mais me encantava era a corrida com obstáculos. O atleta saía numa disparada louca e de metros em metros tinha que saltar sobre aquelas barras horizontais colocadas ao longo da pista. Esse tipo de atleta precisa de velocidade e qualidade nos impulsos para saltar e vencer os obstáculos. O tempo foi passando e… Caiu-me a ficha, eu sou um desses atletas e você, leitora, leitor, também o é. Vais me dizer que não vivemos enfrentando “obstáculos” ao longo da nossa corrida na vida? Obstáculos de todo tipo, obstáculos que precisam ser vencidos, precisamos “saltar” sobre eles e continuar correndo. Essa é a vida. E com certeza, esse tipo de prova atlética foi criado a partir dos nossos humanos desafios diários. Quem quiser pista limpa, sem obstáculos vai ter que mudar o rumo na vida, essa pista em nossas vidas não existe. Chorar, lamentar, dizer-se sem sorte não é a saída. A saída é, após o tombo eventual, levantar e partir para outra, outra corrida, ou continuar na mesma, mas já com outros olhos e pensamentos. O casamento é um desafio, é estar diante de uma pista horizontal, bonita, cheia de sonhos e lá adiante uma linha de… Ninguém sabe como será o ponto final dessa corrida, porém… Quem entrar nessa “prova” sem estar preparado para os saltos ou eventuais tombos vai ter muito do que se queixar. E como se evitam esses tombos eventuais na “prova do casamento”? Conhecendo bem a “pista”, Isto é, ele ou ela. E mesmo conhecendo, cuidado, atenção e disposição para levantar-se e continuar na prova… Vale para o trabalho, para tudo na vida. Não existe essa de entrarmos num “páreo” com a certeza do “já ganhou”. Aprendi, ao longo do tempo como narrador de futebol, que o jogo só acaba quando o árbitro apita o final da partida… Quem se acomodar antes do jogo terminado corre sérios riscos. Vida é uma corrida com muitos obstáculos. Por isso, são tão poucos os vencedores.

VIDA

Insatisfeito com o seu trabalho? Somos livres para voar de um galho incômodo para um galho florido, liberdade absoluta. Ficar gemendo salário, ambiente desagradável no trabalho é coisa típica dos que ficam parados e não se mexem para melhorar a vida. Quem não sabe que ninguém nos pode fazer felizes, senão nós mesmos? Ah, seu eu casar com ela vou ser feliz! Tudo bem, mas… A decisão de casar com ela é minha. Paremos com o choro da acomodação.

SAFADOS

O que mais há no futebol? Safados. Diretores, treinadores e, mais que tudo, jogadores safados, treteiros, embusteiros. Bah, o futebol está tomado por essa gente. De há muito sugiro que o futebol adote um princípio, regra, do basquete: não pode haver empate. Se houver empate, prorrogação; empate na prorrogação, pênaltis. Caso contrário, muitos incompetentes vão continuar se acomodando aos empates. Murro na mesa!

FALTA DIZER

Quem não anuncia não vende? Creio piamente nessa verdade. Estou ativíssimo na tevê. Três vezes por semana no Jornal Regional, da RBA-TV, sede em Rio do Sul, matriz em Belém, PA. O jornal vai das 12h às 13h15m. Como sempre, não tenho “compadres”, direto ao ponto. É só clicar.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.