A pequena Catarina Rodrigues de Freitas Weiss Ritter, de apenas 3 anos, chamou a atenção do país e da internet. Moradora de Redenção, no Pará, ela já é fluente em dois idiomas: português e inglês. O mais impressionante é que os pais da menina não têm a mesma fluência que ela.
Segundo o RankBrasil, que registra recordes nacionais, Catarina é atualmente a criança bilíngue mais jovem do Brasil.
Desde os 2 anos, Catarina demonstrou interesse em aprender inglês. Sem frequentar cursos formais ou escolas bilíngues, ela desenvolveu o idioma de forma natural, por meio de:
-
Livros infantis
-
Desenhos animados com legenda
-
Atividades do dia a dia
A menina começou a ler e falar inglês com precisão, ao mesmo tempo em que se desenvolvia no português. O caso chamou a atenção de especialistas.
Os pais, Magno e Sara Ritter, ambos com 32 anos, buscaram acompanhamento profissional. A avaliação apontou que Catarina tem uma idade cognitiva equivalente a 7 anos e um QI acima da média.
Ela foi aceita em um curso de inglês, mesmo sem ter a idade mínima exigida. No curso, também impressiona com a velocidade com que avança nos conteúdos.
Paixão por idiomas vai além do inglês
A paixão de Catarina por idiomas não para por aí. A menina também demonstrou interesse pela língua turca e admira o cantor Erden Erdogan, o que reforça sua curiosidade e habilidade linguística.
Apesar da inteligência avançada, Catarina tem uma rotina comum para sua idade. Ela gosta de:
-
Brincadeiras ao ar livre
-
Desenhos animados
-
Jogos educativos (como quebra-cabeças e jogos de formas)
Ela não se interessa tanto por bonecas, preferindo atividades que estimulam o raciocínio.
O que dizem os especialistas sobre bilinguismo infantil?
A psicóloga clínica e neuroeducadora Lilian Vilhena explica, em entrevista ao jornal O Liberal, que aprender um segundo idioma na infância traz diversos benefícios:
“O bilinguismo estimula diferentes áreas cerebrais, como os lobos frontal e temporal, além da massa cinzenta e branca. Isso resulta em uma linguagem mais assertiva e eficiente.”
Benefícios de ser bilíngue na infância:
-
Melhora da capacidade cognitiva
-
Aumento da inteligência emocional
-
Maior compreensão cultural
-
Desenvolvimento de habilidades sociais
-
Melhor desempenho em processamento de informações