Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Governo do Estado busca parceria com municípios para atração de investimentos

Foto: Divulgação/Novale Hub

Por: Pedro Leal

04/04/2025 - 18:04 - Atualizada em: 04/04/2025 - 18:52

Prefeitos, secretários, técnicos do setor público e lideranças empresariais participaram, na última quinta-feira (3), de um encontro organizado pela Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) com representantes do Governo do Estado.

O encontro teve como objetivo alinhar ações do programa Invest SC, a agência oficial de atração e promoção de investimentos em Santa Catarina. Sucessor da SC Parcerias, criada em 2005, o Invest SC tem como foco fomentar o desenvolvimento econômico do estado por meio da atração de investimentos nacionais e estrangeiros.

Participaram do encontro, realizado no Novale Hub, o diretor de Indústria e Atração de Investimentos da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Anderson Linzmeyer; Renato Lacerda, diretor de atração de empresas; e Rodrigo Prisco, diretor de PPPs e Concessões.

Eles apresentaram as principais propostas da agência, que incluem a promoção das vantagens competitivas de Santa Catarina, como infraestrutura de qualidade, mão de obra qualificada, linhas de financiamento e incentivos fiscais. Além disso, explicaram que a agência oferece suporte aos investidores em todas as etapas, desde a análise de viabilidade até a instalação e expansão dos negócios, com destaque para a estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Renato Lacerda destacou que, nesta nova fase do Invest SC, já estão em andamento 17 projetos que somam R$ 3,5 bilhões em investimentos, contemplando áreas como saúde, educação, turismo cultural e outras que podem ser administradas por meio de PPPs. Um exemplo é o projeto para construção do complexo prisional de Blumenau.

Rodrigo Prisco ressaltou o papel estratégico dos municípios na atração de investimentos e na formatação de modelos de parcerias. Ele também mencionou iniciativas como a elaboração de um guia para auxiliar os municípios, a criação de uma plataforma digital voltada à atração de investimentos, e o apoio às cidades na implantação de projetos como “cidades inteligentes”.

Eles enfatizaram que os municípios devem pensar de forma regional, preservando características atrativas para investidores e fornecendo informações qualificadas que facilitem a promoção de suas potencialidades. Essa abordagem, explicaram, contribui para criar um ciclo virtuoso que beneficia tanto o município e região escolhidos quanto a economia de todo o estado.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).