O anúncio de candidatura presidencial do Youtuber e influenciador Felipe Neto, feito nesta quinta-feira (3) era uma mentira: o Youtuber desmentiu o seu próprio anúncio nesta sexta-feira (4), afirmando que o vídeo era “apenas uma ação de marketing para o lançamento de um audiobook”.
No vídeo publicado ontem, Felipe Neto explicou os motivos que o levaram a se afastar de assuntos políticos, e que esse distanciamento foi necessário para que pudesse se aprofundar ainda mais nas questões sociais e nas reais necessidades do país.
“Eu precisava ter um olhar de fora. Como em toda a minha carreira, baseio minhas opiniões no domínio da informação e no meu maior anseio de ser um guardião da verdade”, declarou. “Eu anuncio minha pré-candidatura à presidência da República, e esse não é um gesto de vaidade”, reforçou, argumentando que já construiu um legado financeiro que garante seu sustento pelo resto da vida
O vídeo de quinta-feira faz alusões ao livro 1984, do britânico George Orwell – a obra se passa na Pista Áerea 1, um estado totalitário que mantém vigilância permanente sobre os cidadãos, e que controla o fluxo de informação pelo chamado Ministério da Verdade, reescrevendo a história ao seu bel prazer.
A obra é protagonizada por Winston Smith, um trabalhador do Ministério da Verdade que mantém um diário proibido e começa um relacionamento secreto com uma colega, Julia, com quem descobre sobre um obscuro grupo de resistência chamado Irmandade.
No “anúncio”, Neto afirma que iria criar uma nova rede social, chamada Nova Fala, que serviria como um “proxy” do Ministério da Verdade.