A primeira reunião dos integrantes do Conselho Municipal de Habitação de Jaraguá do Sul (CMHJS), em 2025, ocorreu esta semana. Composto por representantes do poder público e de entidades não governamentais, o CMHJS é um órgão colegiado consultivo e deliberativo, com objetivo de estabelecer, acompanhar, controlar e avaliar a política municipal de habitação.
- Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem hoje incentivo
- Alimentos que podem piorar a ansiedade
A reunião teve como pauta a recomposição das comissões permanentes: legislação e justiça, finanças e orçamento e planejamento; a deliberação sobre a compra de dois veículos utilitários para o uso da Diretoria de Habitação, além da discussão e deliberação sobre as ruas dos loteamentos irregulares em tramitação no Programa de Regularização Fundiária que receberão infraestrutura e concretagem.
Os programas: Moradia Econômica (que trata de projetos arquitetônicos a alvarás de construção); Minha Casa Melhor (que auxilia com materiais de construção); Reurb (Regularização Fundiária) e Auxílio Moradia, também serão aprimorados.
Outra questão importante que foi discutida, diz respeito ao projeto de construção do residencial de interesse social Loteamento Harmonia II, no bairro Três Rios do Norte. A proposta visa contemplar 308 famílias com apartamentos e casas geminadas.
A presidente do Conselho Municipal de Habitação, Bianca Schwartz Uber, comandou a reunião e destacou que haverá restruturações importantes para que o Conselho funcione ainda melhor, e para que as prioridades da comunidade sejam atendidas.
“É para isso que estamos aqui e vamos nos empenhar ao máximo para fazer aquilo que as pessoas esperam de nós. Para que isso aconteça, é necessário atualizar a legislação e decretos que regem os programas habitacionais e a estrutura da Diretoria de Habitação”, completou.