De quinta-feira a domingo (27 a 30/3), Joinville recebeu líderes de associações nacionais que participaram do ConectaA Weekend, um encontro que promoveu networking, conteúdo e o destino turístico. Em quatro dias de atividades, os convidados vivenciaram a experiência de Joinville, conheceram as atrações, a estrutura de serviços e eventos.
Realizado anualmente pela comunidade Conecta Associações da MCI Brasil, em diferentes cidades, a agência de marketing e engajamento reconhecida como uma das maiores referências no mercado global de eventos, escolheu Joinville para a edição 2025 do ConectaA Weekend. A ação foi articulada pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) e pela Prefeitura de Joinville, via Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), por meio do convênio entre as instituições, criado com o objetivo de promover o desenvolvimento do turismo de negócios e eventos da cidade.
O roteiro incluiu visitas ao Instituto Internacional Juarez Machado, ao Ágora Tech Park, ao Parque Hemero e à Fantástica Fábrica de Cervejas Opa Bier. Os participantes assistiram apresentações dos alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira e do Grupo Folclórico Windmühle, além de prestigiar a diversidade gastronômica que Joinville oferece.
“Essa foi uma importante ação para reposicionar a nossa cidade como destino de eventos e negócios, e nada melhor do que proporcionar essa vivência, de conhecer a estrutura, a rede de serviços e as atrações que Joinville oferece. Tenho a convicção que conseguimos mostrar que estamos preparados para receber eventos de pequeno a grande porte e consolidar Joinville como um polo estratégico no segmento MICE”, comenta Giuliano Rodrigo de Mello, presidente do Convention Joinville.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilheme Gassenferth, receber o ConectaA Weekend é um marco para a estratégia de promoção de Joinville como destino de eventos. “Nossa cidade é atrativa pela estrutura do centro de convenções e exposições, e outros espaços, hotelaria e restaurantes de qualidade, atrações turísticas de lazer e entretenimento, e o aeroporto com malha aérea que faz a conectividade com todo o Brasil”, destaca.
Renata Pozza, embaixadora do ConectaA e diretora de Soluções para Associações da MCI, explica que a ideia é criar experiências memoráveis para o visitante. “Isso tem a ver com a cultura, com as possibilidades de negócios gerados, onde eu possibilito mais trocas e networking Essa vem sendo cada vez mais a procura do turista por destinos”, comenta.
Marcela Scalco, diretora-presidente da ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, conta que a ação foi fantástica e que cada detalhe foi pensado da forma que deve ser conduzido com as associações de eventos. “Foi uma experiência extremamente acolhedora, proveitosa e Joinville mostrou que está preparada para receber eventos de todos os tipos e tamanhos. Vivemos a sua cultura, arte, amabilidade e conforto dessa cidade”, destaca.
Ivia Pirani, gerente geral do CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, comentou que se surpreendeu com a estrutura e a capacidade de Joinville de receber um volume maior de pessoas. “O cuidado da equipe, o fato de nos acompanhar em período integral e a preocupação com o nosso bem-estar, fez toda a diferença. Apesar de ser uma cidade populosa, ainda passa a tranquilidade do interior”, enfatiza. Ela destacou ainda o cuidado com a preservação do patrimônio histórico e com a inserção da cultura no roteiro. “Consegui me desligar e mergulhar nessa experiência incrível e surpreendente que Joinville proporcionou. Inclusive, essa proposta favoreceu a integração e o entrosamento do grupo”, acrescentou.
Nos últimos anos, Joinville vem investindo em diversas ações que visam impulsionar o turismo, fortalecendo a cidade como destino de eventos e lazer. Em 2024, o setor de turismo gerou para os cofres do município R$8,4 milhões em arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviço), superior ao que vinha sendo arrecadado antes da pandemia. Esse resultado vem sendo atingido mesmo com a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISQN) de 5% para 2%, aprovado pela Lei Complementar n° 12/2021, que beneficiou em especial a área de serviços de diversão, lazer, entretenimento e eventos.
Além da Prefeitura da Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Convention Joinville, diversos parceiros da área de eventos participaram da ação, disponibilizando espaços, produtos e serviços.