Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Grupo de teatro de Jaraguá do Sul vai representar Santa Catarina em festival internacional

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

08/04/2025 - 07:04 - Atualizada em: 08/04/2025 - 09:53

O Grupo Municipal de Teatro Adulto de Jaraguá do Sul vai representar Santa Catarina no renomado Festival Internacional de Teatro de Guaranésia (Feteg), em Minas Gerais, com o espetáculo “Assim Singrou o Barco”, escrito pelo jovem dramaturgo Felipe da Rocha. O evento, que chega à sua 8ª edição consolidando-se como um dos mais importantes da cena teatral contemporânea, reúne grupos de diversas partes do Brasil e do mundo, como Colômbia, Espanha e Uruguai. A apresentação dos jaraguaenses está marcada para o dia 29 de abril, às 20h30, na Praça Cel. Paula Ribeiro, em Guaranésia.

Ao todo, 75 espetáculos de 63 diferentes companhias foram inscritos no festival e 29 foram selecionados para essa edição. A avaliação das peças da mostra competitiva é feita por grandes profissionais das artes cênicas, que integram a Comissão Crítico, Estético, Pedagógica (CCEP).

Criado pelo Programa Bolsa Cultural, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul (Secel), em 2023, o grupo dirigido pela educadora técnico-cultural Thaysa Petry Lisbôa tem se destacado no cenário profissional com produções que instigam o público e exploram novas formas narrativas. A companhia é composta pelos atores Alisson Nonato Borsuk, Arthur Prestes, Emmanuelle Furtado, Felipe da Rocha, Felipe Schwammbach, Julia Carolino, Lucas Jorge Muniz, Luiz Lansky e Otavio Bazzanella Pereira.

Grupo foi criado pelo Programa Bolsa Cultural, da Secel, em 2023 | Foto: Divulgação

 

“O espetáculo ‘Assim Singrou o Barco’ conta com um elenco comprometido em levar à plateia uma experiência envolvente e reflexiva”, diz Thaysa, destacando que a participação no evento em Minas Gerais reforça a relevância do grupo no panorama artístico nacional e internacional, proporcionando um valioso intercâmbio cultural. “O contato com diferentes linguagens teatrais e propostas estéticas possibilita um aprendizado contínuo, que contribui diretamente para o aprimoramento técnico e interpretativo dos participantes”, afirma a diretora.

Thaysa também ressalta que, ao participar do Feteg, o Grupo Municipal de Teatro Adulto reafirma seu compromisso com a arte e com a democratização do teatro, levando ao público uma obra que dialoga com questões universais e contemporâneas. “Essa vivência, sem dúvida, será um marco na trajetória do grupo e um impulso para seus próximos desafios e realizações. Acredito que seja isso que o grupo visualiza e que eu como professora/artista também almejo. Se vierem novas indicações ou premiações será uma consequência, mas nosso foco está mais no desenvolvimento, continuidade e aprimoramento técnico, artístico e narrativo”, finaliza.

Para acompanhar a participação do Grupo Municipal de Teatro no festival, siga as redes sociais da companhia no Instagram @teatromunicipaljgs ou pelo site https://grupomunicipalteatro.wixsite.com/meusite.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.