O Grupo Municipal de Teatro Adulto de Jaraguá do Sul vai representar Santa Catarina no renomado Festival Internacional de Teatro de Guaranésia (Feteg), em Minas Gerais, com o espetáculo “Assim Singrou o Barco”, escrito pelo jovem dramaturgo Felipe da Rocha. O evento, que chega à sua 8ª edição consolidando-se como um dos mais importantes da cena teatral contemporânea, reúne grupos de diversas partes do Brasil e do mundo, como Colômbia, Espanha e Uruguai. A apresentação dos jaraguaenses está marcada para o dia 29 de abril, às 20h30, na Praça Cel. Paula Ribeiro, em Guaranésia.
Ao todo, 75 espetáculos de 63 diferentes companhias foram inscritos no festival e 29 foram selecionados para essa edição. A avaliação das peças da mostra competitiva é feita por grandes profissionais das artes cênicas, que integram a Comissão Crítico, Estético, Pedagógica (CCEP).
Criado pelo Programa Bolsa Cultural, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul (Secel), em 2023, o grupo dirigido pela educadora técnico-cultural Thaysa Petry Lisbôa tem se destacado no cenário profissional com produções que instigam o público e exploram novas formas narrativas. A companhia é composta pelos atores Alisson Nonato Borsuk, Arthur Prestes, Emmanuelle Furtado, Felipe da Rocha, Felipe Schwammbach, Julia Carolino, Lucas Jorge Muniz, Luiz Lansky e Otavio Bazzanella Pereira.

Grupo foi criado pelo Programa Bolsa Cultural, da Secel, em 2023 | Foto: Divulgação
“O espetáculo ‘Assim Singrou o Barco’ conta com um elenco comprometido em levar à plateia uma experiência envolvente e reflexiva”, diz Thaysa, destacando que a participação no evento em Minas Gerais reforça a relevância do grupo no panorama artístico nacional e internacional, proporcionando um valioso intercâmbio cultural. “O contato com diferentes linguagens teatrais e propostas estéticas possibilita um aprendizado contínuo, que contribui diretamente para o aprimoramento técnico e interpretativo dos participantes”, afirma a diretora.
Thaysa também ressalta que, ao participar do Feteg, o Grupo Municipal de Teatro Adulto reafirma seu compromisso com a arte e com a democratização do teatro, levando ao público uma obra que dialoga com questões universais e contemporâneas. “Essa vivência, sem dúvida, será um marco na trajetória do grupo e um impulso para seus próximos desafios e realizações. Acredito que seja isso que o grupo visualiza e que eu como professora/artista também almejo. Se vierem novas indicações ou premiações será uma consequência, mas nosso foco está mais no desenvolvimento, continuidade e aprimoramento técnico, artístico e narrativo”, finaliza.
Para acompanhar a participação do Grupo Municipal de Teatro no festival, siga as redes sociais da companhia no Instagram @teatromunicipaljgs ou pelo site https://grupomunicipalteatro.wixsite.com/meusite.