A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou, na noite de quinta-feira (27), a sessão solene dos 91 anos de emancipação do município. O evento ocorreu no Círculo Italiano de Jaraguá do Sul quando foi prestada uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina, destacando a importância dos descendentes italianos que preservam e divulgam as tradições e a cultura de seus antepassados. A solenidade, que foi proposta pela vereadora Natália Petry (MDB) contou com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer.
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, dos vereadores e homenageados que dedicaram suas vidas à preservação da cultura italiana e ao desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade.
Quem foram os homenageados:
– Alaor Paoletto – indicado pelo vereador Osmair Gadotti (MDB)
– Antídio Aleixo Lunelli – indicado pela vereadora Professora Natalia Lucia Petry (MDB)
– Carlos Chiodini – indicado pelo vereador Luís Fernando Almeida (MDB)
– Dorval Spézia – indicado pelo vereador Jair Pedri (PSD)
– Dr. Vicente Augusto Caropreso – indicado pelo vereador Charles Salvador (PSDB)
– Eliane Lourdes Demarchi Póvoas – indicado pelo vereador Professor Fernando Alflen (PL)
– Fábio Luiz Schoichet Filho – indicado pelo vereador Delegado Mioto (União Brasil)
– Flávio José Brugnago – indicado pelo vereador Jonathan Reinke (União Brasil)
– Iria Tancon – indicado pela vereadora Sirley Schappo (Novo)
– Venicio Pacher – indicado pelo vereador Israel Cani (PL)
– Vicente Donini – indicado pelo vereador Rodrigo Livramento (Novo)
Associações e Entidades:
– Associazione Bellunesi Nel Mondo
– Circulo Italiano de Jaraguá do Sul
– Circulo Trentino de Jaraguá do Sul
– Instituto Chiesetta Alpina
– Museu di Ferramenta D’Affari dei Nonn
Caropreso critica ausência do Executivo
Durante sua fala na sessão solene de quinta, o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) deu uma “indireta” sobre a falta de representação da chefia do Executivo de Jaraguá do Sul no evento. Caropreso destacou que a boa política deve abraçar a todos. “A ausência numa hora dessas é injustificável. Não é verdade? Para os que sabem do que eu estou falando, eu acho que o recado foi superdireto”, comentou. O prefeito, Jair Franzner (MDB), está de licença desde o começo da semana e o vice, João Pereira (PSDB), assumiu a Prefeitura jaraguaense interinamente. Procurada pela reportagem do OCP, a Prefeitura não quis se pronunciar sobre o assunto.
Multa anulada
O Tribunal Regional Eleitoral de SC (TRE-SC) julgou improcedente uma ação de investigação judicial eleitoral contra a vereadora Natália Lúcia Petry (MDB), anulando uma multa de R$ 53 mil contra a parlamentar, acusada de suposta propaganda eleitoral irregular e abuso de poder econômico. A decisão diz respeito a uma ação impetrada pela então candidata a vereadora Leila Modro (PP), não eleita, e dois recursos – um da emedebista, outro da pepista – sobre a decisão.
Motivo
Leila alegava que no dia 14 de setembro de 2024 a candidata Natália teria publicado em seu perfil da rede social Instagram um vídeo gravado no interior de uma obra pública e haveria menção de ter captado recursos para a restauração do espaço, vinculando tais ações ao nome da candidata Natáli, utilizando-se de estrutura pública para obter vantagem eleitoral. A decisão, assinada pelo juiz Italo Augusto Mosimann, frisa que não houve uso de estrutura pública para obter vantagem eleitoral, em razão do espaço de acesso livre à toda a população, e não teria sido comprovado uso de recursos públicos para a produção dos vídeos citados. Da mesma forma, não haveria impedimento para a então candidata citar em sua campanha realizações de obras ou ações realizadas enquanto ocupava a Secretaria de Esporte, pois era fato notório que havia ocupado a função e não há impedimento à menção de obras ou iniciativas empenhadas por candidatos em cargos públicos prévios.