Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fábio Schiochet é o mais cotado para assumir a CCJ da Câmara dos Deputados

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Por: Ewaldo Willerding Neto

14/03/2025 - 16:03 - Atualizada em: 14/03/2025 - 16:19

A presidência da poderosa Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deve continuar em Santa Catarina. O deputado federal Fábio Schiochet (União Brasil-SC), 37 anos, é favorito para ocupar um dos mais importantes cargos do parlamento, abaixo apenas da presidência da Casa. Um acordo político está em curso e deve ser confirmado na próxima terça-feira (18).

“O deputado é o mais cotado. A vaga é do partido e o nome dele é quase um consenso, mas em política tudo pode acontecer”, disse uma fonte próxima ao parlamentar catarinense. Até o final de 2024, o posto era ocupado pela também catarinense Carol de Toni (PL), que tinha uma postura forte de oposição ao Governo Federal.

“O deputado estava quase certo na primeira vice-presidência da Câmara, mas fez um gesto e abriu espaço para o Altineu Côrtes (PL-RJ)”, revelou a mesma fonte. “Depois foi oferecido a ele a presidência da Comissão de Ética, por dois anos. Um cargo de muito prestígio na Câmara dos Deputados. Ele ficou dividido, mas no final optou pela CCJ”.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Conforme informações de aliados, Schiochet, se confirmado no cargo, deve apostar numa postura mais cautelosa, comparada a Carol de Toni, embora siga se posicionando como oposição ao governo, apesar de o União Brasil ter cargos no primeiro escalão.

O deputado defende as saídas dos ministros Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações) para configurar o desembarque do Palácio do Planalto. Schiochet já comandou as comissões de Minas e Energia e Defesa do Consumidor.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.