Antigamente em Jaraguá do Sul: a rainha de uma das maiores festas já feitas na cidade

Por: Claudio Costa

07/03/2016 - 09:03 - Atualizada em: 28/03/2016 - 09:41

———-
Post temático à nossa celebração da Semana da Mulher
———-

As festividades do centenário de Jaraguá do Sul celebradas em 25 de julho de 1976 ficaram na memória de muitas pessoas. A exposição de produtos rurais e agrícolas foi o principal evento das comemorações de 100 anos do município. Grandes balões foram utilizados para abrigar a EXPO 100, mas a beleza de uma jaraguaense também foi destaque na feira.  Ursula Mueller recebeu o título de Miss Jaraguá do Sul quando tinha apenas 16 anos.

ursula-muller-miss-05

A miss na recepção aos visitantes da exposição. Foto: acervo pessoal

Ao todo, sete candidatas concorreram ao posto de mais bela da cidade. O concurso aconteceu na Sociedade Juventus. Após o desfile com traje de noite, três jovens foram escolhidas como finalistas. “Uma delas falou que nós continuaríamos amigas independente do resultado, mas havia um fundo de tensão”, relembra a vencedora. “Bom, eu fiquei em estado de graça. Todas nós éramos adolescentes e estávamos curtindo o momento”, completa Ursula.

ursula-muller-miss-01

As candidatas em traje de noite. Úrsula é a primeira à esquerda. Foto: acervo pessoal

“Na hora em que eu ganhei, senti que o meu pai ficou muito orgulhoso”, conta. Giga Mueller levava as amigas e irmãs de Ursula para dançar no salão da Sociedade Juventus. “Ele gostava de ficar ouvindo uma musiquinha. Então, a desculpa dele era levar a gente lá”, revela. Como era frequentadora assídua das chamadas domingueiras do Juventus, Ursula foi convidada para ser a representante da sociedade no concurso.

ursula-muller-miss-03

Foto: acervo pessoal

Ursula lembra que o centenário da cidade foi uma ocasião que elevou a autoestima do jaraguaense. “Haviam aqueles balões infláveis, algo muito futurista para a época”, enfatiza. O desfile e o palanque das autoridades, além do clássico “tchau” de miss, não saem da sua memória. “Eu participei da recepção da feira do ano 100 e conheci o governador Antonio (Carlos Konder Reis) e o prefeito (Eugênio Strebe). Tinha até gente que vinha pedir autógrafo”, recorda.

 Ursula ao lado do governador Antonio Carlos Konder Reis (C) e do prefeito Eugênio Strebe (E). Foto: acervo pessoal

Ursula ao lado do governador Antonio Carlos Konder Reis (C) e do prefeito Eugênio Strebe (E). Foto: acervo pessoal

A Miss Jaraguá do Sul 1976 ainda é reconhecida por aqueles que prestigiaram as comemorações de 100 anos do município. “As crianças que viveram aquela situação também têm essa memória. Por causa disso eu acho gostoso lembrar da época”, cita Ursula, ao lembrar que muitas vezes o prefeito Dieter Janssen a chama de miss quando a encontra nos eventos.

Dia de celebridade! :) Foto: acervo pessoal

Dia de celebridade! 🙂 Foto: acervo pessoal

Depois da conquista do título de Miss Jaraguá do Sul, Ursula participou do concurso Rainha dos Balneários. “Alguém de Joinville, que estava organizando o evento, me achou em Jaraguá e eu fui convidada para participar do concurso”, salienta. A jovem jaraguaense ficou em quarto lugar entre as representantes de todo o Estado. “Ainda guardo uma revistinha daquela época”, completa.

Ursula fez alguns trabalhos como modelo para anúncios da Marisol, por exemplo. “Doei um pôster que fiz na época, mas o prefeito está esperando que eu leve lá na Prefeitura. Com certeza vou ter que me produzir, porque ele vai querer que eu faça uma foto do tipo antes e depois”, brinca. Ela também fez algumas fotos para uma marca de lingerie da família Ewald.

Ursula e os filhos. Foto: acervo pessoal

Ursula e os filhos. Foto: acervo pessoal

A experiência de ser miss rendeu boas lembranças, mas há outras que ela não gosta de lembrar. “Era uma cidade muito pequena. A exposição de uma adolescente tem o seu lado negativo. Mas isso eu prefiro apagar”, reflete. Apesar do sucesso, a carreira de modelo de Ursula Mueller foi interrompida por causa dos estudos.  Hoje, Ursula tem 56 anos, dois filhos (Wagner e Martin Horst) e é proprietária do Sushi de Casa.


Foto que ilustra a capa deste artigo: PMJS – Arquivo Histórico/Acervo Prefeitura e ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul.