O cinema do CIC em Florianópolis ficou pequeno para a posse dos novos secretários do governo de SC. O espaço com pouco mais de 130 lugares foi insuficiente diante de tantas lideranças, em sua maioria do MDB, que vieram do interior do estado para prestigiar o deputado federal Carlos Chiodini, que assumiu a Secretaria da Agricultura; e o deputado estadual Emerson Stein, novo secretário do Meio Ambiente e Economia Verde. A solenidade precisou ser transferida para o teatro, que tem capacidade para mais de 900 pessoas e ficou praticamente lotado. Chiodini e Stein foram ovacionados quando chamados pelo cerimonial para assinarem seus atos de posse, ao lado do governador Jorginho Mello. A festa mostrou a força de um dos maiores partidos de SC. “Convidei o MDB para engrossar o time em favor de Santa Catarina”, disse o governador.
Futuro
“Hoje é um dia especial, um dia importante. Tenho certeza de que a presença desses quadros da melhor qualidade será boa para que a gente construa um projeto lá para frente, com o PP e o Republicanos, que também estão no governo”. A fala do governador Jorginho Mello confirma que os ajustes no secretariado visam sua reeleição em 2026.
Alfinetada
Ao mesmo tempo que projetou o futuro na posse dos novos secretários, o governador aproveitou para alfinetar futuros adversários no pleito do próximo ano. “Faltam dois anos para as eleições, quem quiser discutir agora as eleições agora é porque não tem muito o que fazer. Nós temos entregas para fazer para o bem de Santa Catarina”, disse.
Outros cargos

Foto: Roberto Zacarias/Secom
Além de Chiodini e Stein, foram empossados no primeiro escalão do governo Danielle Amorim Silva, como novo secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social; coronel Freibergue do Nascimento, no cargo de Controlador-Geral do Estado; e Jeferson Batista, na presidência da Fesporte, este último indicado pelo deputado estadual Fernando Krelling, do MDB.
Mudanças
Com a saída o deputado federal Carlos Chiodini, o MDB terá Luiz Fernando Vampiro de volta em uma cadeira no Congresso Nacional. Já na Assembleia Legislativa, com a ida do deputado estadual Emerson Stein para o governo do estado, o partido vai estabelecer um rodízio e a primeira a assumir deve ser Dirce Heiderscheidt.