Imagens gravadas na madrugada de terça-feira (4) mostram agentes da Guarda Municipal de Florianópolis jogando spray de pimenta no rosto de dois rapazes que deixam a região do Centro Leste, no encerramento do Carnaval. A cena é clara. A dupla, que estava de mão dadas, caminhava sem oferecer risco quando foi atingida pelos gases. O video foi postando nas redes sociais e provocou revolta.
O relógio no momento da gravação marcava 2h43 da manhã, após o horário definido pela prefeitura para dispersão dos foliões. Uma portaria publicada antes das festas definiu como 2h da madrugada o horário limite da folia. A atuação agressiva das forças de segurança causou pânico e correria.
Ver essa foto no Instagram
Em entrevista à ND TV, nesta quarta-feira (5), a vice-prefeita de Florianópolis e secretária Municipal de Segurança Pública, Maryanne Mattos, comentou o vídeo. “No Carnaval no Centro Leste, existe um histórico das pessoas se negarem a liberar a via, a desligar o som, para que a gente possa entrar com a Comcap e fazer toda a liberação e a limpeza da cidade, para no outro dia a cidade continuar fluindo”, disse. “O casal que ali estava se negava a cumprir essa ordem”, tentou explicar, num relato bem distinto das imagens.
“Quando se coloca uma imagem de apenas um casal caminhando, as pessoas não entendem o que aconteceu desde o início. As pessoas se chocam achando que a segurança pública extrapolou na sua ação, na reação àquela condição. E não foi”, disse.
* Com informações do Portal NDMais