O prefeito Jair Franzner recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (4), nove médicos residentes que vão integrar o Programa de Residência Médica do município, vinculado ao Sistema Ensino, Saúde e Comunidade. Além deles, também participaram do encontro seis servidores beneficiados com bolsas de estudos gratuitas, ofertadas pelas instituições de ensino superior conveniadas ao Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes). Foram 68 inscritos que participaram do processo seletivo, via edital.
- Santa Catarina aumenta em mais de 140% a realização de cirurgias bariátricas pelo SUS
- Papa Francisco passa dia sem novos episódios de insuficiência respiratória, diz Vaticano
No encontro, o prefeito agradeceu aos residentes por escolherem Jaraguá do Sul e falou da importância deles no atendimento à comunidade jaraguaense, ao mesmo tempo em que, em nome do município, os acolheu e deu as boas-vindas. Jair Franzner também ouviu os profissionais, suas expectativas e anseios diante da nova fase de qualificação profissional.
“A carência de médicos continua sendo uma realidade que atinge todo o país. Por isso, não medimos esforços para investir na formação desses profissionais e com os incentivos que a Administração Pública oferta para a permanência deles na cidade, estamos avançando e conseguindo melhorar nossos serviços e atendimentos”, pontuou.
Programa de Residência Médica
O programa constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de cursos de especialização, caracterizado por treinamento em serviço, em regime de tempo integral, regulamentada por lei e pelas Resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Jaraguá do Sul vem avançando de forma significativa na integração entre serviço e ensino, o que transformou o município em um polo estudantil na área da saúde.