Com apenas 23 anos, Kauana Peschke Lange (PP) se tornou a vereadora mais jovem da cidade de Schroeder. Kauana recebeu 331 votos e foi a quarta candidata mais votada do município. Atualmente, ela ocupa o posto de primeira secretária da Mesa Diretora da Casa de Leis.
Em entrevista ao OCP, ela afirma que achava que ser jovem era uma desvantagem. Porém, Kauana acabou revertendo esse quadro, pois, segundo a vereadora, os jovens estão muito engajados na política.
“Hoje, os jovens estão dentro da política, participando das decisões, o que é muito importante A gente tem mais energia para correr atrás e isso acaba abrindo caminho para que outros participem também, busquem o seu lugar na política assim como eu fiz”, destaca, ao lembrar que essa energia acaba ajudando na campanha, um processo que não é fácil.
Kauana frisa que o eleitor de Schroeder tem um perfil conservador e que isso acaba sendo uma barreira para que pessoas jovens ingressem em cargos eletivos. Como contraponto a isso, ela lembra que os jovens têm ideias novas e podem ter destaque, assim como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
“Eu acabei quebrando essa barreira para trazer ideias novas, métodos diferentes de botar as ideias em prática. Um exemplo é a pavimentação da travessa Amandus Muller. Hoje, o valor da obra está orçado em cerca de R$ 5 milhões. Estamos estudando uma forma de diminuir o valor dessa obra para proporcionar o melhor para o munícipe”, finaliza.