Como parte de uma estratégia iniciada no ano passado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), agentes da Polícia Civil têm inovado para conter a criminalidade no estado durante os dias de Carnaval. A estratégia consiste em infiltrar policiais fantasiados nos blocos carnavalescos para identificar criminosos que se aproveitam das festas para praticar crimes.
No sábado (1º), sete policiais civis fantasiados com roupas dos Power Rangers prenderam um homem com diversos celulares roubados. O ladrão, que agia em conjunto com outro criminoso em meio aos foliões em um bloco próximo ao Parque Ibirapuera, na zona sul da capital, foi preso em flagrante, mas o outro homem conseguiu fugir. A ação dos agentes foi aplaudida pelos foliões. Veja o vídeo:
Esse não contava com os Power Rangers da nossa Polícia Civil e nossos policiais militares no apoio, num belo trabalho em equipe. O grito de Carnaval virou o grito de alívio da população que não aguenta mais a impunidade. Mais um entregue para a Justiça e 7 celulares recuperados. pic.twitter.com/e5cRnoYoIk
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) March 1, 2025
Após a ação, a Polícia Civil identificou que um grupo criminoso de outro estado alugou um apartamento na capital para praticar crimes contra os foliões. “Os agentes receberam a informação de que o suspeito faz parte de uma quadrilha que veio ao estado para praticar os crimes durante o Carnaval. Com os dados, identificaram o local que o bando está hospedado na Barra Funda, zona oeste. Em buscas no local, conseguiram encontrar mais quatro aparelhos roubados e R$ 5 mil em espécie”, informou a SSP-SP.
Já no domingo (2), agentes infiltrados prenderam mais três criminosos e recuperaram 11 aparelhos celulares. Uma policial civil fantasiada de “cena do crime”, com a faixa amarela e preta usada para isolar locais que foram palco de ações criminosas, prendeu o ladrão.
Mais uma prisão feita pelos nossos policiais civis vestidos de foliões. O criminoso estava com a bolsa recheada por 9 celulares que não eram dele. Outros dois estavam com ele, totalizando 11 aparelhos apreendidos. pic.twitter.com/AbyOARa0VO
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) March 2, 2025
As fantasias dos policiais civis são variadas e vão desde os Power Rangers até palhaços, padres e o Chapolin Colorado. Dias antes, no pré-carnaval de São Paulo, policiais fantasiados de Chapolin Colorado e de padre prenderam um homem no central da capital, com uma bolsa cheia de celulares furtados e duas carteiras.
Apenas no final de semana anterior, de pré-carnaval, sete criminosos foram presos e 30 celulares recuperados por meio da estratégia do disfarce.
Neste domingo, o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comemorou o resultado das ações policiais e publicou um vídeo dos agentes fantasiados de Power Rangers. “É hora de morfar. Go go, Power Rangers!”, brincou o governador.
* Com informações da Gazeta do Povo.