O sonho de morar e trabalhar na Europa atrai muitos brasileiros que buscam melhor qualidade de vida e oportunidades de crescimento na carreira. Ao encontro disso, a economia alemã considera qualificada a nossa mão de obra, recorrendo em grande escala à contratação de profissionais do Brasil. É que nos últimos anos, a Alemanha busca suprir um déficit de mais de 600 mil vagas de emprego em aberto, atraindo estrangeiros para o país.
Como é o caso da Blumenau Conecta Alemanha, feira de recrutamento e seleção, com a presença de 15 empresas vindas especialmente para conhecer candidatos e apresentar suas ofertas de trabalho e de estágio.
A intenção é conectar talentos brasileiros a partir de 17 anos com corporações alemãs de diferentes áreas, como saúde, educação, tecnologia e inovação, construção civil, indústria e hotelaria.
“Teremos vários estandes onde os candidatos vão poder conversar diretamente com os CEOs dessas empresas. Será uma chance única de conhecer os objetivos de cada organização, sua cultura e seus valores, o que conta muito na decisão de uma mudança de vida tão importante”, destaca Sara Monteiro Saad, CEO da Talents 4, agência organizadora da feira.
Segundo a profissional, além das vagas das 15 instituições participantes, o evento também divulgará oportunidades da Black Forest Power Region, representação onde estão reunidas 200 empresas de 50 cidades alemãs.
O público-alvo são estudantes, graduados e profissionais que falem alemão fluente ou intermediário, porém o idioma e a formação acadêmica não serão barreiras, de acordo com a organização do evento.
Sara explica que ela e outros tradutores estarão à disposição no dia, além da possibilidade de se comunicarem por meio do inglês. Para ela, o que as empresas buscam são pessoas capacitadas em suas áreas ou interessadas em estudar na Alemanha e dispostas a aprender a língua alemã rapidamente.
De acordo com Sara, não há necessidade de passaporte ou visto prévio, pois a Talents 4 e as empresas alemãs acompanharão todo o processo legal e burocrático para os candidatos selecionados. A única exigência é levar currículo atualizado para o evento, que é aberto a Blumenau e municípios vizinhos, mas também a moradores de outras cidades de Santa Catarina.
Esta é a primeira vez que a Talents 4 promove uma feira de recrutamento e seleção no Brasil, mas as aproximações com o país iniciaram em 2023, quando uma comitiva alemã, formada por empresários e deputados do Parlamento Federal Bundestag, esteve em São Paulo, Brasília e Manaus. Na oportunidade, a delegação da Alemanha visitou indústrias, órgãos públicos, associações empresariais e comerciais, entre outros.
Por que a escolha por Blumenau?
Fundada em 1850, pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, o município é um dos berços da colonização alemã em Santa Catarina e no Brasil. Entre as principais heranças deixadas pelos primeiros colonizadores, estão a arquitetura, a gastronomia e as festividades tradicionais, como a Oktoberfest.
Pertinho de Blumenau, a 30 quilômetros de distância, a cidade de Pomerode é considerada no Brasil a maior colônia alemã fora do país europeu. Grande parte da população é de descendência germânica, sendo o alemão e o português as línguas oficiais, e recentemente, o idioma pomerano.
Além da proximidade cultural, outro fator importante é a potência econômica de Blumenau, um polo de destaque no estado e no Brasil, com forte presença no setor têxtil e de vestuário.
Tudo isso despertou o interesse das empresas alemãs, principalmente porque o país europeu vive uma grande escassez na força de trabalho por conta do envelhecimento da população e baixa natalidade.
“Blumenau e cidades vizinhas, como Pomerode, são praticamente uma extensão da Alemanha no Brasil. E essa questão da adaptabilidade é muito importante para os alemães”, garante a CEO da Talents 4. Sara é brasileira, nascida em Brasília, mas vive na Europa há 8 anos.
Serviço:
Blumenau Conecta Alemanha
Data: 19/03/25
Horário: 9h às 12h30
Local: Centro de Inovação Blumenau
Endereço: Rua São Paulo, 3366 – Itoupava Seca – Blumenau/SC
Inscrições gratuitas e lista das empresas participantes: https://conectaalemanha.de/
Como fazer o ar-condicionado do carro gelar mais sem gastar tanto combustível