Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Contra o MDB – Claudio Prisco Paraíso

Foto: Divulgação

Por: Claudio Prisco Paraíso

27/02/2025 - 06:02

Na última segunda-feira à noite, Jorginho Mello recebeu, no Palácio Residencial, integrantes da bancada estadual e federal do MDB. Todos compareceram, com exceção do federal Rafael Pezenti. Lá estiveram a senadora Ivete Appel da Silveira, os deputados federais Carlos Chiodini e Valdir Cobalchini e os seis estaduais, que são exatamente Antídio Lunelli, Mauro De Nadal, Fernando Krelling, Tiago Zilli, Volnei Weber e Emerson Stein.
Além, é claro, do secretário de Infraestrutura e Mobilidade, o deputado estadual licenciado Jerry Comper. Antes de ingressarmos no raciocínio do evento em si, da confraternização, por que Pezenti não deu o ar de sua graça?
Ele é o único que discorda, não apenas da permanência, mas de uma maior representatividade do MDB no governo, numa clara sinalização de que não está comprometido com o projeto de reeleição de Jorginho Mello em 2026. Ele teria outro candidato? Seria, eventualmente, o prefeito reeleito de Chapecó, João Rodrigues, do PSD?

 

Saindo?

Pezenti não está satisfeito no MDB. Chegou-se a especular que ele assinaria ficha no PL, afinal estava muito próximo de Jorginho Mello. E também continua em fina sintonia com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

Distanciamento

Mas, nos bastidores, se fala que as reivindicações apresentadas em sua totalidade não foram acolhidas. O deputado federal iria para o PSD? Sim, porque no MDB ele começa a ficar sem ambiente. Ele foi o único ausente. Feita essa observação, retornamos ao convescote.

 

Pasta

Emerson Stein vai deixar a Assembleia e vai assumir a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde. Como ele é o primeiro suplente, quem sobe para a Assembleia é segunda suplente, Rose Maldaner, ex-prefeita de Maravilha e mulher do ex-deputado federal Celso Maldaner, que já presidiu o MDB.

 

Proa

O partido hoje é pilotado por Carlos Chiodini, que, por sua vez, será investido, assim como o próprio Stein, no próximo dia 5, na posição de secretário da Agricultura e Pecuária.

 

A volta

Isso ensejará o retorno à Câmara do emedebista Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, de Criciúma, que lá já esteve quando da licença de Chiodini para concorrer à Prefeitura de Itajaí durante a campanha eleitoral de 2022.

 

Outra frente

Acertados os ponteiros com o MDB, Jorginho Mello vai agora para uma segunda etapa, que é fortalecer o PP, já representado na figura do ex-presidente da Assembleia, Silvio Dreveck, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

 

Visibilidade

Tudo leva a crer que os três estaduais do PP, Pepê Colaço, José Milton e Altair Silva, venham reivindicar mais uma posição no primeiro escalão. Até porque Silvio Dreveck representa o senador Esperidião Amin e o presidente do partido, Leodegar Tiscoski.

 

Governo

Além de uma nova secretaria, Jorginho pode contemplar o PP também com algumas posições no segundo escalão. Assim como o MDB, foi atendido com a superintendência da Fesporte. Ou seja, é o governador alinhavando o seu processo de reeleição.

 

Adesões

Aqui ou ali, podem aparecer algumas dissidências, talvez, no MDB, mas minoritárias. Até porque Jorginho Mello está com a máquina, está com o governo na mão; e os prefeitos vão estar a ele alinhados. Assim como prefeitos de outros partidos, inclusive do próprio PSD.

 

Opções

Alguns até podem se filiar ao PL ou ao Republicanos. Outra opção é o novo PRD, partido da Renovação Democrática, resultado da fusão do PTB com o Patriota. E ainda há o União Brasil, que convidou Antídio Lunelli para ser candidato ao governo para compor chapa em eventual entendimento com Jorginho Mello.

 

Projeto

De modo que, efetivamente, a articulação de Jorginho Melo de olho em 2026 ganha ingredientes que podem, sem dúvida nenhuma, levá-lo a uma vitória ainda no primeiro turno. Até porque, vale lembrar, ele é o candidato de Jair Bolsonaro, que elegeu os últimos dois governadores, Carlos Moisés da Silva e o próprio Jorginho Melo.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp