O governo Lula estima injetar R$ 12 bilhões no país com uma alteração nas regras sobre o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FTGS), segundo informações da coluna de Ana Flor, no portal G1.
A mudança, que o governo deve anunciar nesta sexta-feira (28), permitirá que os trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário poderão também retirar o saldo integral em caso de demissão sem justa causa. Hoje, há uma quarentena de dois anos nesses casos.
A MP deve garantir que todos demitidos até a data de publicação que tiverem optado pelo saque-aniversário poderão também sacar o saldo total; segundo o governo, o trabalhador demitido não tinha informação suficiente e se confundiu quando aderiu ao saque aniversário.
O que o governo discute ainda se vai manter as duas modalidades
Há preocupação, no entanto, com impactos deletérios da injeção de recursos na economia – o Banco Central tem apontado a política do governo em fazer gastos e injetar dinheiro na economia como um dos principais fatores por trás da alta da inflação. Com isso, o Comitê de Política Monetária vem elevando os juros básicos da economia para tentar frear a atividade econômica