A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou uma moção de apelo para doação de um terreno para a construção de um colégio militar no município.
A proposta do vereador Fernando Alflen (PL) foi aprovada na sessão de quinta-feira (20) e teve o apoio dos membros da Casa.
Alflen destaca que a iniciativa é importante para a manutenção do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires em Jaraguá do Sul.
Segundo ele, a medida é necessária para que a escola militar tenha uma sede própria.
Atualmente, a escola mantida pela Polícia Militar divide o prédio com a Escola Estadual Professora Darci Franke Welk.
No ano passado, houve uma polêmica envolvendo a extinção da unidade escolar para manter apenas a escola militar.
“É claro que esse terreno pode vir pelo Estado, pelo município ou por uma outra entidade. O que a gente precisa é de um terreno para que a Polícia Militar, em conjunto com o Governo do Estado, faça a construção desse ambiente público para atender os alunos da escola militar”, explica.
“Já tem movimentação dos deputados estaduais Antídio Lunelli, Maurício Peixer, Sargento Lima e Vicente Caropreso para ajudar nesse sentido. O Antídio já falou que vai destinar recursos à Polícia Militar para que faça essa construção por meio das suas emendas. Porém, a gente precisa de um terreno”, completa.
O vereador conta que a escola pode atender a longo prazo cerca de 480 estudantes.
Do total, 50% das vagas vão atender filhos de militares e o restante a população em geral.
Alflen afirma que a construção da escola também é importante para a ampliação do número de vagas na rede escolar.
“Uma escola militar sempre prioriza muito a questão da inovação, o regramento e tem ótimos índices de desempenho dos alunos. Ou seja, já está mais do que provado que a escola militar funciona. Porém, a gente não quer perder essa escola na nossa região. Por isso, a moção foi feita e ganhou o apoio de todos os vereadores”, finaliza.