A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda, fabricação, distribuição e propaganda de sete marcas de café no Brasil.
A medida foi tomada após a detecção de substâncias não regulamentadas, como mulungu e terpenos, compostos naturais que não possuem aprovação para uso em alimentos no país.
O mulungu (Erythrina verna) é uma planta nativa do Brasil com propriedades calmantes, mas sem autorização para consumo alimentar devido à falta de estudos sobre sua segurança.
Já os terpenos são compostos naturais usados em óleos essenciais, mas cuja ingestão pode representar riscos à saúde, como reações alérgicas e interações medicamentosas.
Os cafés que foram suspensos são fabricados pela empresa Café Blends do Brasil e incluem as seguintes marcas:
- Café Berry White Decaf (em grãos);
- Orange California (em grãos e moído);
- Lime Kush (em grãos);
- Berry Night Decaf (moído);
- Sunset Califórnia (moído);
- Morning Kush (moído).
O que fazer se você comprou um dos cafés suspensos?
Caso tenha um dos cafés mencionados em casa, a recomendação é para interromper o consumo imediatamente, e entre em contato com o fabricante ou ponto de venda para informações sobre devolução ou substituição.
Quando estiver em frente à gôndola, verifique o rótulo do produto antes da compra.
Se necessário, denuncie estabelecimentos que continuem vendendo os produtos suspensos no canal oficial Fala.BR.
A Anvisa reforça a importância da fiscalização para garantir que os produtos comercializados no país sigam as normas sanitárias, protegendo a saúde dos consumidores.