A Prefeitura de Jaraguá do Sul realiza na quinta-feira (27) a prestação de contas de suas atividades, receitas e despesas do 3° quadrimestre e, consequentemente, do ano de 2024 na Câmara de Vereadores. A prestação de contas atende a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Serão duas audiências públicas, sendo a primeira às 9h de quinta-feira quando a Secretaria Municipal de Saúde apresenta os números sobre consultas, atendimentos nas unidades de saúde, de vigilância epidemiológica, entre outros. A audiência deve ser conduzida pelo vereador Professor Fernando Alflen (PL), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social.
Já a segunda será no mesmo dia, às 16h30, quando a Secretaria Municipal de Transparência e Integridade Pública apresenta os números, além das despesas com a folha salarial, com obras, com as atividades da Administração, o endividamento do Município, entre outras informações. Essa audiência deve ser conduzida pela presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa de Leis, vereadora Professora Natália Lúcia Petry (MDB).
As duas audiências serão no Plenário da Câmara e podem ser acompanhadas presencialmente ou por meio da TV Câmara Jaraguá do Sul, Youtube ou Facebook.
Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu tem nova diretoria
Foi eleita e empossada a nova diretoria da Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) para o biênio de 2025/2026. O presidente é o vereador Gilberto Luiz da Silva Azevedo, de São João do Itaperiú, que volta a compor a diretoria depois de ter participado da reativação da entidade em 2010.
A entidade, que neste ano completa 15 anos da reativação, conta também com o vice-presidente, Ronnye Peterson Aparecido Nasser dos Santos (Barra Velha), primeira secretária Franciele Mainara Ronchi (Massaranduba), segundo secretário Alexandre Alberto Schultz (Corupá), tesouraria Adriano Dias Furtado (Schroeder) e Jocinei de Oliveira Borba (Guaramirim).
Também foram eleitos os integrantes do conselho fiscal da Avevi, da Escola do Legislativo, do conselho consultivo e a presidência do Colegiado da Mulher Vereadora.
Formatura
Treze médicos se formaram na sexta-feira no Programa de Residência Médica vinculado a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Sistema Ensino, Saúde e Comunidade do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde Coapes) do gabinete do prefeito. A solenidade de colação de grau ocorreu na Scar, com a presença de familiares, representantes do Hospital São José e do poder público municipal. Os especialistas receberam seus certificados em Medicina da Família e da Comunidade, Clínica Médica e Cirurgia Geral após cumprirem dois anos de residência médica.
Orçamento 2025
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Senado convocou a reunião para votar o Orçamento deste ano para depois do Carnaval. Será no dia 11 de março. Antes dessa data, o relator deverá apresentar o relatório final sobre o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025. A LOA deveria ter sido aprovada no fim do ano passado pelo Congresso, mas questões políticas provocaram atrasos, como a votação da PEC do Corte de Gastos e a exigência de transparência nas emendas parlamentares. Quando o Congresso não aprova o Orçamento em dezembro, o Poder Executivo fica autorizado a realizar apenas despesas essenciais ou obrigatórias. Na quinta-feira (27), haverá nova reunião entre os Poderes para tratar das emendas de deputados e senadores ao Orçamento federal.