A suspeita de sonegação fiscal levou a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) a deflagrar fiscalização em indústria de bebidas no Vale do Itajaí.
A operação ocorreu na última quarta-feira (19), um dia depois que auditores fiscais identificaram um caminhão na BR-470 transportando um carregamento sem nota fiscal para o Oeste do Estado.
Com base nas provas obtidas durante a abordagem ao caminhão e denúncias de que a indústria estaria comercializando produtos sem nota fiscal, os auditores fiscais realizaram a inspeção na fábrica, recolheram dados e documentação que devem comprovar a movimentação de mercadorias sem que as receitas tenham sido declaradas nem submetidas à tributação pelo ICMS.
A constatação do valor sonegado depende ainda da análise do material apreendido e do cruzamento das informações obtidas durante a diligência com o faturamento declarado ao Fisco.
A ilicitude na sucessão de empresas também está sendo apurada pelos auditores fiscais.

Como denunciar
Para denúncias sobre comercialização de mercadorias sem a emissão de documentos fiscais, a Secretaria de Estado da Fazenda disponibiliza área específica em sua página na Internet: https://www.sef.sc.gov.br/servicos/denuncia-fiscal. As denúncias podem ser realizadas de forma identificada ou anônima.
Gerente de Fiscalização da SEF/SC, Felipe de Pelegrini Flores enfatiza que as denúncias são apuradas pelo Fisco e que, em algumas ocasiões, é solicitado o apoio de outras instituições como o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil para auxiliar na investigação. O trabalho integrado tem sido útil na identificação de esquemas de sonegação fiscal.
* Com informações da Agência de Notícias de Santa Catarina