Os vereadores Luís Fernando Almeida (MDB), Israel Cani (PL) e Professor Fernando Alflen (PL) pediram a instalação de ar-condicionado nos ônibus do transporte coletivo.
A moção foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na sessão desta quinta-feira (20).
O apelo foi motivado pela forte onda de calor que atingiu o município na última semana, tendo ápice no dia 17 de fevereiro, quando o termômetro registrou 38,1ºC.
No texto, os vereadores afirmam que a ausência de ar-condicionado nos ônibus pode causar problemas de saúde, como desidratação, exaustão térmica e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
Além disso, cidades do mesmo porte de Jaraguá do Sul já utilizam veículos climatizados e isso torna o serviço mais atrativo para a população.
O presidente da Casa de Leis, Luís Fernando Almeida, foi para a tribuna para defender a medida.
“Essa medida vai dar melhor qualidade de vida para as pessoas. Nós temos um transporte público que tem um contrato com a Prefeitura e que está sendo seguido. A discussão não é contra a empresa concessionária do transporte coletivo, mas contra a falta de sensibilidade do Executivo para aprimorar essa questão do ar-condicionado nos ônibus e o aumento de itinerários, pois há uma situação lastimável em algumas regiões”, frisa.
Almeida cita que a substituição dos veículos atuais por ônibus climatizados pode ser feito de forma gradativa, ou seja, sem trazer um problema orçamentário para o poder público.
Porém, é necessário fazer um planejamento para essa questão para os próximos anos.