Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Conselhos úteis – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

21/02/2025 - 08:02

Errei feio, eu devia ter dito conselhos inúteis. Sim, porque para a maioria que anda por aí o correto é fazer o que bem entendem. A Geração Z nem se fala, perda de tempo na certa. Os tais conselhos úteis de que me lembrei para passá-los, especialmente aos jovens, referem-se ao ambiente de trabalho. Pensando bem, valem, e muito, também para os casamentos. Essa história de casar e bater as mãos: deu, estou garantido com ele ou com ela é coisa de gentinha. Ninguém está garantido em nada. Bom, vamos aos tais conselhos úteis aos jovens ou iniciantes numa carreira. Primeiro: cuidar da língua, falar com clareza e segurança. Nem de longe usar de gírias ou linguagem barata, dessa que anda por aí nas redes sociais. O que falamos e como falamos nos revelam. Não esquecer da máxima milenar romana: – Fala, se queres que te conheça! Conhecer bem a nossa língua eleva a pessoa, provoca admiração e respeito… Outro conselho: numa eventual prova escrita, cuidado com a ortografia, escrever casa com “z” é uma danação… Dia destes, um cidadão escreveu à minha frente um pedido de “serveja”… Olho vivo. Ah, claro, inesquecível: se a pessoa vai para uma entrevista de emprego ou qualquer encontro de negócios que nunca relaxe no se vestir. A aparência é um excelente cartão de visita. Usar roupas discretas. Nossas roupas não são apenas para tapar os inconvenientes… E, claro, antes de ir ao local do possível emprego, saber de tudo quanto possível sobre a empresa, seu mercado, concorrência, produtos, tudo de tudo, caso contrário a pessoa será mais uma para se habilitar a pegar uns trocados e aliviar-se. Negativo, aos que trabalham só pelo salário melhor é que fiquem em casa. Do mesmo modo como queremos que nos tratem bem no ambiente de trabalho, que também façamos o nosso jogo profissional de tal sorte que a empresa “cresça” com o nosso suor. Costumo falar muito sobre fé, é preciso que tenhamos fé, que acreditemos em nós mesmos até à última gota de suor, porém… Essa fé pessoal sobre nós mesmos não pode ser uma fé vazia, precisamos ter um propósito definido na vida e continuadamente buscarmos mais e mais qualificação nesse propósito. Não sendo assim, é fracasso na certa. O santo não ajuda a quem não se ajuda.

EQUÍVOCOS

Muitos desatentos, levianos mesmo, incluindo gente metida, pensam e dizem bobagens. Muitos desses tipos pensam que as tecnologias que andam por aí as vão libertar de esforços continuados, coitados. Por exemplo, jamais vai haver uma inteligência artificial capaz de “falar” pela pessoa, de torná-la admirável, assertiva, invejada mesmo. Ou a cabeça é a nossa “inteligência” ou… Nem vou dizer do mau cheiro…

GOSTARIA

Gostaria de ver a reação dos “bonzinhos” se a vítima tivesse sido a mãe deles, a mulher, a filha, o pai… Ouça esta: – “Plano Pena Justa quer reduzir superpopulação em presídios”. Quem é que está pensando nessa “bondade”? Então, para esvaziar presídios andam pensando em soltar da cadeia vagabundos que um dia infelicitaram a vida de pessoas? O vagabundo cometeu um crime? Tem que pagar por ele até o último dia de condenação. Cumprimentar com o chapéu alheio é típico dos… palavra impublicável. “Conversar” com esses bonzinhos na salinha dos fundos.

FALTA DIZER

Já ganhou, nota 10 em tudo. A Escola de Samba São Clemente, Rio de Janeiro, traz este ano como alicerce de seu desfile uma homenagem aos cachorros vira-latas. Ouvi o samba, vi imagens, me arrepiei de felicidade e chorei. Já ganhou, nota 10.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.