A companhia Urbano Alimentos está completando 65 anos de atividade. Os primeiros passos para a criação da empresa de Jaraguá do Sul se deram a partir da instalação de uma roda d’água e a atafona para moer milho e fazer fubá em 1952.
A formalização ocorreu em 1960, com a criação da Urbano Cerealista, pela família Franzner.
Hoje, a empresa emprega mais de 1,8 mil colaboradores, tem atuação focada na produção de arroz, farinha de arroz, feijão, cereais e macarrão e é detentora das marcas Urbano, Koblenz, Vila Nova, Grão de Campo, Serrazul, Arroz Belchior, Broto Legal e Sabor Máximo.
Também expandiu o escopo de atuação e conta com participações das empresas Selgron, fabricante de equipamentos para o agronegócio, Urbano Têxtil, localizada em Nova Trento (SC), que atua no beneficiamento de malhas e comercialização de malha em rolo e na PCH Capivari (Pequena Central Hidrelétrica), localizada em São Martinho, no Sul de Santa Catarina.

Empresa tem capacidade de produzir mais de 60 mil toneladas de alimentos por mês e armazenar mais de 450 mil toneladas. (Foto: Divulgação)
De olho no futuro, a empresa adotou a integração dos princípios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) à sua estratégia corporativa. Atualmente, evita a emissão de 300 mil toneladas de CO² na atmosfera por ano e opera com 100% de energia renovável.
Uma das ações de aproveitamento de resíduos da Urbano é a queima da casca do arroz para geração de energia calorífica, que é convertida para energia elétrica utilizada em fábricas. As Pequenas Centrais Termoelétricas (PCT) produzem mais 48 mil MWh/ano, suficiente para atender 28 mil residências de quatro pessoas.
Além disso, a Urbano Alimentos alinhou suas operações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os principais focos estão atrelados aos ODSs 2, 8 e 12, que buscam erradicar a fome e incentivar a agricultura sustentável.
Em 2024, a Urbano investiu mais de R$ 1 milhão em projetos sociais e doou mais de 150 toneladas de alimentos. Uma das ações de destaque foi a doação de 24 toneladas de arroz para a Ucrânia, em 2023.
A empresa tem capacidade de produzir mais de 60 mil toneladas de alimentos por mês e armazenar mais de 450 mil toneladas de arroz em casca e de feijão.
Atualmente, além de Santa Catarina, a Urbano Alimentos conta com operações em São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Ceará, Goiás e Pernambuco. São 19 unidades instaladas e mais de 150 mil m² de área construída.