O comércio foi o setor da economia catarinense que mais se destacou quando o assunto é o aumento da população ocupada em 2024. No intervalo de um ano, entre o quarto trimestre de 2023 e o mesmo período do ano passado, o total de pessoas trabalhando no ramo teve um salto de 11,6%, passando de 723 mil para 807 mil.
Os dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada na última semana pelo IBGE, e foram compilados pela área de Inteligência da Fecomércio SC.
O crescimento do comércio foi o maior entre todos os setores da economia. Em seguida, apareceram a construção (7,1%), os serviços (1,3%) e a indústria geral (0,4%). O único setor a registrar queda foi a agropecuária, com – 15,5%.
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, destaca que, ao todo, o comércio representa quase 20% da população ocupada em Santa Catarina. Junto com os serviços, que empregam 1,8 milhão de pessoas, esse percentual cresce para 64%.
“Temos visto um aumento consistente do emprego ao longo dos últimos anos, nesse período pós-pandemia. O comércio se inclui nesse contexto, porém no ano passado nos destacamos ainda mais. Houve um grande aumento nas vendas (7,2% no varejo ampliado) e, consequentemente, na população ocupada no setor”, explica Dagnoni.