Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Mais um trecho do maior binário de Jaraguá do Sul será liberado na sexta-feira (21)

Foto: Eduardo Montecino/PMJS

Por: Elisângela Pezzutti

20/02/2025 - 07:02

Está programada para a sexta-feira (21), a liberação do Trecho IV da Rua 13 de Maio, que faz parte da obra de construção do maior binário de Jaraguá do Sul. A via passará a ter sentido único em direção ao Centro – da Rua Rio de Janeiro (ponte Maria Moser Grubba) até a rua nova em frente à empresa Artama, no Bairro Czerniewicz, formando um binário com as ruas Jorge Czerniewicz e Roberto Ziemann, que terão sentido único em direção ao Bairro Amizade. As ruas transversais Otto Schneider, Henrique Sohn, Franscisco Vegini, Rio Grande do Sul e Carlos Meyer também passarão por mudanças.

As alterações estão ocorrendo em etapas. O trabalho deste quarto trecho iniciou na terça-feira (18) pelas ruas transversais e se estende ao longo desta semana com a liberação da 13 de Maio e implantação do binário. Os serviços estão sendo realizados durante o dia nas vias transversais e no período noturno nos trechos das ruas Roberto Ziemann e Jorge Czerniewicz.

De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, Gilmar Marietto, a implantação de binários visa criar corredores em vias paralelas para facilitar deslocamentos, já que permitem que no mínimo duas faixas de rolamento sigam ao mesmo tempo no mesmo sentido, melhorando a mobilidade.

Foto: Fábio Junkes/OCP

Atenção às mudanças e à sinalização

O diretor de Trânsito e Transportes, Gilmar Marietto, pede que as pessoas fiquem atentas à sinalização durante este período de obras. “Um ponto importante é o cruzamento das ruas Rio de Janeiro com a 13 de Maio. Então a gente pede uma atenção especial a todos os condutores”. Ele informa que foi implantado um semáforo nesse cruzamento que é exclusivamente para o pedestre. “Todas as aproximações serão livres o dia todo e só vai fechar quando houver a travessia de pedestre”.

Recomenda-se atenção especial na saída da ponte Maria Grubba, se a intenção do motorista for seguir em direção ao Bairro Amizade. Os condutores não poderão mais seguir em frente pela Rua Rio de Janeiro, pois será obrigatório virar à direita na Rua 13 de Maio. No caso dos veículos de pequeno porte, o retorno poderá ser feito virando à esquerda na Rua Rio Grande do Sul e acessando a Rua Roberto Ziemann. Já caminhões e ônibus terão que fazer o retorno pela rua Sem Nome (Artama).

Continuidade da obra

O diretor observa que, apesar do transtorno, a obra visa um bem maior, que é melhorar o fluxo e a qualidade de vida das pessoas que circulam pelo local. Ele também informa que, após a entrega desse quarto trecho, terá início o quinto, que vai até perto do Sesc, e em seguida o sexto trecho, na continuidade da Rua Afonso Piazera até a Rua Expedicionário Ewaldo Schwarz, próximo ao mercado Rancho Bom. “É importante a compreensão de todos os munícipes porque é uma obra muito importante, e a hora que a gente entregar o sexto trecho teremos quase sete quilômetros de binário entregue à população”.

O prefeito Jair Franzner também destaca a importância dessa obra para a mobilidade urbana. “É a maior obra em andamento e devido à sua complexidade exige empenho e muito trabalho das equipes envolvidas. Esse binário vai melhorar e muito a fluidez do trânsito em um dos pontos de grande movimentação da cidade”, afirmou.

Fotos: Eduardo Montecino/PMJS

 

Foto: Divulgação/PMJS

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.