A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Infraestrutura e da Águas de Guaramirim, informa que, após reunião do Comitê de Crise realizada na manhã desta terça-feira (18), foi decidido que o abastecimento de água no Centro do município será interrompido às 12h de quarta-feira (19), com previsão de normalização às 6h de quinta-feira (20). A medida é necessária para estabilização dos níveis dos reservatórios.
A administração municipal pede a colaboração de todos que possuem fonte própria de abastecimento para que façam uso da estrutura. Além disso, a prefeitura orienta os moradores para que façam armazenamento da água para garantir a continuidade das atividades essenciais durante o período de interrupção.
O abastecimento nos postos de saúde e escolas será mantido por caminhões-pipa. Quem precisar de fornecimento de água por caminhão-pipa ou de galões de água, pode entrar em contato pelo telefone (47) 3163-1318, entre 8h e 22h.
Capacidade de abastecimento
O prefeito Adriano Zimmermann (PL) ressaltou que a administração municipal está resolvendo um problema que já é antigo na cidade, que não recebeu os investimentos que deveriam ter sido feitos e que, por isso, chegou nesta situação. “Nós já tínhamos planejado algumas ações e esta questão da emergência até ajudou, no sentido de que nós agora poderemos colocar em prática o nosso planejamento, que é a contratação imediata de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) móvel, que aumentará a capacidade de abastecimento em 20 litros por segundo, ou seja, suprirá metade da necessidade de ampliação do fornecimento de água, que hoje é de 40 litros por segundo”. Ainda de acordo com Zimmerman, a prefeitura está em negociação com Schroeder para atender a Vila Amizade e com Jaraguá do Sul para atender o Bairro Figueirinha. Com isso, a capacidade de abastecimento será ampliada em 36 litros por segundo.
Segundo o prefeito, enquanto o problema não é solucionado, continuará sendo feito um rodízio no corte de água em bairros da cidade para estabilizar o sistema de abastecimento. “Com a chegada da ETA, prevista para sexta-feira (21), e sua instalação já no fim de semana, a situação ficará ainda mais estabilizada, mas provavelmente ainda há bairro que deverá ficar sem água”, informou. “É necessário evidenciar que agora estamos com o apoio da Secretaria Estadual de Defesa Civil, que irá atuar com caminhão-pipa e também com água potável que vamos entregar nas casas que ficarão sem água”.
Falta de investimentos nos últimos anos
O vice-prefeito Dênis Lunelli ressaltou que o Município sempre teve orçamento para investir em melhorias no abastecimento de água, mas que por “decisão política” isso não foi feito. “Para resolver a questão só tem uma maneira, que é pegar o dinheiro arrecadado pela Águas de Guaramirim e investir em água”, afirmou Lunelli.
A administração municipal de Guaramirim vai desenvolver um projeto técnico e existe a possibilidade de realização de um consórcio regional com Schroeder e Jaraguá do Sul. “Só que tudo isso demora. Então, nesse momento emergencial, a locação da ETA vai ajudar a solucionar o problema”, disse Lunelli, informando que em 2017 a cidade tinha cerca de nove mil hidrômetros ligados e hoje este número já chega a 16 mil.