Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Polícia Científica muda sistema e emissão de carteiras de identidade deve ficar mais ágil em Jaraguá do Sul

Foto: Fábio Junkes OCP News

Por: Claudio Costa

18/02/2025 - 15:02 - Atualizada em: 18/02/2025 - 15:15

A Polícia Científica vai realizar mudanças no sistema para a emissão de carteiras de identidade.

Segundo o chefe do Setor de Identificação do 13º Núcleo Regional de Polícia Científica, perito Silvio Rachinski, o processo deve ficar muito mais rápido e simples.

Silvio destaca que, atualmente, as identidades são emitidas em um prazo de 20 a 30 dias.

“Não vai mudar nada para o público, mas internamente o trabalho vai ficar muito mais simples. Com essas mudanças, a gente espera que, a princípio, o prazo seja reduzido para 15 dias e aí vamos reduzindo mais um pouco gradativamente”, frisa.

Com a migração do sistema, haverá redução no número de atendimentos nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19). Na quinta-feira (20) e sexta-feira (21), não haverá atendimento no posto localizado no Terminal Rodoviário de Jaraguá do Sul.

“Excepcionalmente, nesta semana não haverá atendimento na quinta e na sexta. A gente precisa suspender o trabalho para fazer a mudança do sistema. Então, nesses dois dias, as pessoas não vão conseguir fazer as identidades em Jaraguá do Sul e região”, frisa o perito.

Agendamento

O agendamento dos atendimentos também passou por mudanças. Antes, o público tinha o agendamento disponível para 20 dias.

Depois, os horários ficaram disponíveis após sete dias e, agora, podem ser marcados para o dia seguinte.

“A gente disponibiliza o agendamento de 96 pessoas por dia, o que dá uma média de um atendimento a cada 15 minutos. Nós também deixamos atendimentos para urgência, quando as pessoas precisam fazer uma viagem ou mesmo para uma vaga de emprego. Lembrando que o agendamento de urgência só pode ser feito com algum documento que comprove a necessidade, como a passagem ou declaração da empresa”, destaca.

Silvio conta que há uma grande demanda por atendimentos, pois chegam muitas pessoas de fora da cidade buscando por identidades. A expectativa com as mudanças é de que o atendimento possa ser ampliado e mais pessoas possam ser atendidas.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.