A Prefeitura de Guaramirim informa que o abastecimento de água nos bairros Corticeira, Quati e Condomínio Industrial deve voltar ao normal na noite desta segunda-feira (17). A Águas de Guaramirim, responsável pelo abastecimento da cidade, emitiu comunicado informando que, devido à onda de calor intensa dos últimos dias, o consumo de água aumentou significativamente, ultrapassando 200 litros por segundo. Esse alto consumo resultou no colapso do Reservatório R3, que precisou ser temporariamente fechado para recuperação do sistema. A reabertura está prevista para as 20h30.
Atualmente, um caminhão-pipa realiza o abastecimento no bairro Corticeira e veículos das cidades de São Bento do Sul e Rio Negrinho reforçam a distribuição da água nos locais mais afetados. Na Vila Freitas, algumas casas estão sem água devido a um vazamento, cuja origem ainda não foi identificada.
Em nota oficial, a Prefeitura de Guaramirim informa que montou um Comitê de Crise para acompanhar de perto a situação do abastecimento e tratamento de água no município. Como parte das medidas emergenciais, foi disponibilizado um número de telefone para que os moradores possam informar a falta de água e solicitar caminhão-pipa. O atendimento será das 8h às 22h, pelo telefone (47) 3163-1318.
A Prefeitura segue trabalhando para minimizar os impactos da crise hídrica e pede a colaboração da população. “Diante das altas temperaturas, reforçamos a importância do uso consciente da água, priorizando apenas o essencial para garantir o abastecimento de toda a população”, diz a nota.
Reunião extraordinária
A administração de Guaramirim realizou, neste domingo (16), uma reunião extraordinária com o secretariado municipal e a participação da diretoria e equipe técnica do Samae de Jaraguá do Sul. O encontro teve como objetivo discutir medidas para minimizar os impactos da crise no tratamento e distribuição de água no município.
Entre os principais tópicos debatidos, destacou-se a possibilidade de fornecimento de água pelo Samae de Jaraguá do Sul para os bairros Ilha da Figueira e Figueirinha. O Samae demonstrou interesse na iniciativa e irá avaliar a viabilidade técnica para sua implementação. A autarquia reforçou seu compromisso em auxiliar emergencialmente no fornecimento de água, desde que sejam cumpridos os trâmites jurídicos e legais necessários.