Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeo: Onda de calor faz asfalto ‘derreter’ em cidade de SC

Fotos: Reprodução Redes Sociais

Por: Priscila Horvat

12/02/2025 - 18:02 - Atualizada em: 12/02/2025 - 18:10

A onda de calor que atinge Santa Catarina nos últimos dias tem causado efeitos extremos. Em Maracajá, no Sul do estado, um morador registrou o momento em que o asfalto de uma avenida começou a “derreter” sob o calor intenso.

No vídeo, que já ultrapassa 1,4 milhão de visualizações nas redes sociais, ele pisa no pavimento e seu calçado afunda, deixando marcas no chão.

O flagrante ocorreu nesta terça-feira (11), quando os termômetros marcavam cerca de 41°C na região, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no estado.

“Em Maracajá, galera, Sul de Santa Catarina, derreteu o asfalto”, comenta o autor das imagens.

Recém-revitalizada, avenida passa por inspeção

A cena acendeu um alerta sobre a qualidade da pavimentação. A Avenida Nossa Senhora da Conceição, onde o episódio ocorreu, passou recentemente por um processo de recuperação asfáltica.

A obra teve início em março de 2023, mas, diante do ocorrido, a prefeitura informou que técnicos e engenheiros do município, junto à empresa responsável pela obra, estão avaliando a situação. O nome da empreiteira não foi divulgado.

O asfalto utilizado em rodovias e ruas precisa suportar cargas pesadas e variações de temperatura. Como é um material derivado do petróleo, ele tem um limite térmico, podendo amolecer em situações extremas, como a onda de calor que atinge o estado.

Temperaturas seguem elevadas em SC

Maracajá não possui estação meteorológica oficial, mas cidades vizinhas também registraram temperaturas elevadas. Criciúma, a 26 km de distância, atingiu 40,6°C na tarde de terça-feira, enquanto Meleiro chegou a 41,1°C às 17h.

A onda de calor levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil de Santa Catarina a emitirem alertas para o estado, com previsão de temperaturas até 5°C acima da média nos próximos dias. O grau de severidade indicado pelo Inmet é de “perigo”.

Enquanto o calor persiste, moradores da região relatam o impacto das altas temperaturas no dia a dia e seguem atentos a novas ocorrências.

Nesta quarta-feira (12), os termômetros chegaram a registrar 42ºC em Jaraguá do Sul.

 

Leia também:

Sufocante! Termômetro marca 42ºC em Jaraguá do Sul

Secretaria do Meio Ambiente orienta sobre cuidados com os animais de rua e pets durante o calor intenso

Quase 40°C: Santa Catarina enfrenta onda de calor e registra temperaturas extremas

13 dicas para refrescar a casa no verão

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Priscila Horvat

Jornalista especializada em conteúdo de saúde e puericultura.