Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Chefe de Arbitragem da Fifa quer fim do rebote em pênaltis no futebol

Foto: Divulgação/Pixabay

Por: Lucas Pavin

12/02/2025 - 17:02 - Atualizada em: 12/02/2025 - 17:55

Presidente da Comissão de Arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina propôs o fim do rebote em cobranças de pênalti durante o tempo regulamentar de um jogo de futebol.

“Acho que há uma lacuna enorme entre as oportunidades que o cobrador e o goleiro têm. Em média, 75% dos pênaltis terminam em gol. Além disso, há também a possibilidade da bola ricochetear no goleiro. Uma solução é a regra do tiro único, como nas disputas de pênaltis após a prorrogação. Não há rebote”, disse o ex-árbitro, em entrevista ao jornal “La Reppublica”.

Além de defender os goleiros, Collina sugeriu a nova regra para evitar a aglomeração de atletas na linha da grande área. Para ele, o ideal seria paralisar a partida e dar tiro de meta após defesa do goleiro.

“Ou você marca um gol ou o jogo recomeça com um tiro de meta, ponto final. Isso também eliminaria o espetáculo que vemos antes de um pênalti ser cobrado, com todos se aglomerando na área. Eles parecem cavalos nos portões de largada antes de uma corrida”, declarou.

Pierluigi Collina foi eleito pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) como o melhor árbitro da história do futebol e apitou a final da Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil conquistou o pentacampeonato sobre a Alemanha. Ele preside a Comissão de Arbitragem da Fifa desde 2017.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.