Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Secretaria do Meio Ambiente orienta sobre cuidados com os animais de rua e pets durante o calor intenso

Fotos: Secom/Freepik

Por: Priscila Horvat

11/02/2025 - 17:02 - Atualizada em: 11/02/2025 - 17:43

A Diretoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) emitiu um alerta sobre a necessidade de cuidados especiais com os animais, durante os próximos dias, devido ao calor intenso que deve afetar o estado.

As altas temperaturas podem ser prejudiciais para animais de rua e também para os pets que vivem em ambientes domésticos, tornando essencial a adoção de medidas preventivas.

“O calor excessivo pode causar desidratação, exaustão e até mesmo o golpe de calor, condição potencialmente fatal, especialmente para animais em situação de rua, que não têm acesso fácil a água fresca ou abrigo adequado. Os animais, por sua vez, também estão vulneráveis, especialmente aqueles que vivem em ambientes sem ventilação adequada, como carros estacionados ou espaços muito quentes”, reforça a diretora de Bem-estar animal da Semae, Fabricia Costa.

Entre as recomendações da Secretaria, estão:

  • Fornecer água fresca e limpa em intervalos regulares para animais de rua e pets;
  • Evitar passeios durante os horários mais quentes do dia, como entre 10h e 16h, para prevenir o superaquecimento;
  • Garantir sombra e ventilação adequada para os animais de estimação, principalmente os de raças braquicefálicas (como bulldogs e pugs), que têm mais dificuldade em regular a temperatura corporal;
  • Nunca deixar um animal dentro de um carro fechado, mesmo que por pouco tempo, pois a temperatura interna pode se elevar rapidamente a níveis perigosos.

A Semae reforça a importância de pequenos gestos da população, como oferecer água a animais em situação de rua, que podem ser vitais para o bem-estar deles.

Além disso, a Secretaria orienta que, ao perceber qualquer sinal de sofrimento, como ofegação excessiva, fraqueza ou desorientação, o responsável pelo animal busque atendimento veterinário imediato.

Não esquecendo que situações de maus-tratos, como animais em sacadas, acorrentados, ou presos dentro de veículos, a Polícia Militar deve ser acionada com urgência pelo 190.

Já com relação animais nas praias, atualmente é proibido por lei. Portanto, a orientação é passear em locais públicos arborizados onde seja permitida a circulação de pets.

A Secretaria também destaca que o cuidado com os animais é uma responsabilidade coletiva, e que atitudes simples podem contribuir para um verão mais seguro e confortável para nossos amigos de quatro patas.

* Com informações da Agência de Notícias de Santa Catarina

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Priscila Horvat

Jornalista especializada em conteúdo de saúde e puericultura.